Luiz Brasil

 

Caetano Veloso - Livro

Livro - capa

Esse CD foi muito especial para mim. Em primeiro lugar tive o prazer de ser chamado pelo Caetano à sua casa em Salvador, onde ele falou de suas idéias e me pediu opiniões a respeito desse trabalho, o que me deixou lisonjeado pela confiança em mim depositada. Tínhamos feito uma tour pela Europa onde, no nosso ônibus, rolou muito som o tempo todo, e o som da vez foi o Miles Davis, numa coleção com o Gil Evans, que foi justamente o que mais influenciou o Caetano em sonoridade.

Pra mim a mais agradável surpresa é que, sem que eu pudesse esperar, ele me deu várias músicas pra arranjar, e isso me deixou muito feliz, pois nós já tínhamos em Jaquinho um excelente arranjador, à altura de dar conta de todo o trabalho. No entanto o Caetano quis experimentar meu estilo, e isso se deu em "Na Baixa do Sapateiro", música que ele bem antes tinha me encomendado escrever para um próximo show, transcrevendo o violão do João Gilberto, do CD "Branco" do João, para os metais.

Isso já estava pronto em casa, mas ele não tinha escolhido essa música pro CD, e durante as gravações sugeriu que ela fosse gravada. Então eu falei que, se fosse para gravar, eu gostaria de mexer naquilo, mudar umas coisas e incrementar.

Ele achou ótimo e eu dei início ao primeiro arranjo escrito para ele. Em seguida veio "Não enche", e depois, "Livros" e "Alexandre", em parceria com Jaquinho.

Toda a gravação foi alegria, onde toquei muita percussão, que adoro. O engenheiro de som, o Moog, excelente técnico, muito musical e amigo, foi fundamental nesse CD, em sonoridades e todo cuidado possível, inclusive nas opiniões musicais. Os músicos nem preciso falar: Du, Jó, Marcio Vitor, Gustavo, Jorge, Marcelo, Jaquinho, a participação do Moreno, e todos os outros tantos que deram sua inspiração no grau certo. Caetano e Jaquinho, super generosos, mantiveram uma liberdade de criação maravilhosa e fundamental.

Participação

  1. Os Passistas (violão)
  2. Livros (arranjo para orquestra, com Jaques Morelenbaum/agogô)
  3. Onde o Rio é Mais Baiano (violão/guitarra)
  4. Manhatã (violões)
  5. Doideca
  6. Você é Minha (violão)
  7. Um Tom (berimbau/tambores/palmas)
  8. How Beautiful Could a Being Be (violão tenor/pratos/palmas)
  9. O Navio Negreiro
  10. Não Enche (arranjo de metais/guitarras/violão)
  11. Minha Voz, Minha Vida
  12. Alexandre (arranjo de metais, com Jaques Morelenbaum/guitarras)
  13. Na Baixa do Sapateiro (arranjo de sopros/violão)
  14. Pra Ninguém (violão)

© Luiz Brasil - 2005