Publicidade





volta para página inicial

tire suas dúvidas

médicos respondem

os personagens

cartuns

livro eletrônico

participe e veja

"baixe" salva-telas

imagens da hora
pergunta: "Oi Rosely, tenho 15 anos e perdi minha virgindade há pouco tempo. Desse tempo para cá, sempre quando chega perto do dia da minha menstruação descer, eu começo a ficar preocupada com medo de estar grávida. Mas nunca ocorreu de furar a camisinha, e eu tomo injetável. Mesmo assim, fico pensando e rezo mais do que em todos os dias do ano (risos). Essa paranóia é normal? Minha menstruação acaba atrasando uns dias, mas vem... Será que essa insegurança faz com que ela atrase? Muito obrigada e beijos!"
resposta: Assim é que eu gosto! Você começou fazendo tudo certo, e merece os parabéns por isso.;o) Usa camisinha, foi ao ginecologista, toma anticoncepcional injetável receitado por ele, portanto tomou todas as providências para ter uma vida sexual mais segura e saudável :o)

Mas, então, o que está acontecendo? :o( Vamos pensar um pouco: Uma relação sexual com penetração requer, além de todas as providências que você tomou, um algo mais: maturidade emocional e independência para poder enfrentar com responsabilidade as situações adversas que possam vir a ocorrer.

Seguinte: quando um casal transa tomando todas as precauções, como é o seu caso, o risco de gravidez é remotíssimo. Mas, mesmo que mínimo, ele existe.

Por isso, tomar todos os cuidados não é o bastante, e sabe por quê? Porque, caso aconteça um imprevisto, você precisa ter condições de enfrentar como gente grande. E, sabe como é, gente grande sabe que rezar até ajuda, mas não resolve os problemas que aparecem na vida cotidiana. :o)

Esse seu medo de estar grávida, todo santo mês, provavelmente é receio da reação de seus pais, não é? Pudera! Na sua idade, você ainda depende deles para quase tudo. E talvez seja justamente essa a sua questão: a de você achar que, caso engravide, não vai ter condições de enfrentar a barra por conta própria.

Então, que tal esperar um pouco mais para manter esse tipo de relacionamento sexual? Talvez seja a melhor maneira de você livrar-se dessa neura de gravidez. Converse com o seu namorado a esse respeito. Pergunte a ele como ele enfrentaria a situação, caso você engravidasse. E você, pense a mesma coisa. Talvez juntos, vocês possam chegar à conclusão de que é preciso sentir mais segurança para continuar o relacionamento íntimo que vocês já têm.

E não pense que isso significa desistir de um relacionamento mais chegado com ele. Tem tanto jeito legal de demonstrar carinho, tantas carícias e partes do corpo a serem descobertas, mesmo cobertas, não é mesmo? :o)....

Sexo é para dar prazer antes, durante e depois que acontece. Não é verdade que, muitas vezes, é uma delícia curtir as lembranças do que aconteceu? Isso nada mais é do que a sensação gostosa de prazer e tranqüilidade.

Por fim: o atraso na menstruação pode ser provocado por muitas coisas e, entre elas, a preocupação e o estresse emocional.

Você está começando, e do melhor jeito. Por isso, vá com calma, aprenda a escutar melhor o que suas emoções dizem pra você, e não se atropele, ok?

Um beijo!



25.04.02

 
Anteriores:
(03/05/2002) "Cada um escolhe o que é importante em sua vida íntima"
(02/05/2002) "Até agora não transamos e minha paciência esgotou"
(30/04/2002) "Meu osso da vagina é muito grande"
(29/04/2002) "Risco de gravidez sempre existe"


Veja o índice completo do Pronto-Socorro
 
 


A psicóloga Rosely Sayão esclarece nesta seção dúvidas de adolescentes sobre sexo.

Envie este texto por e-mail para outros assinantes do UOL