Publicidade





volta para página inicial

tire suas dúvidas

médicos respondem

os personagens

cartuns

livro eletrônico

participe e veja

"baixe" salva-telas

imagens da hora
pergunta: "Cara Rosely. Há muito tempo acompanho as dúvidas dos adolescentes e os conselhos dados pela senhora. Hoje, após ler a queixa de um garoto que pensava em desmanchar o namoro porque sua namorada não queria transar com ele com quase dois anos de relacionamento, resolvi mandar este e-mail motivado por sua resposta. Entendo que seus conselhos muitas vezes estão distantes de como pensam e agem os jovens. Diria até que não só os jovens, mas qualquer pessoa. Você abusa do discurso moralista para inibir os jovens a adotar determinadas atitudes perfeitamente normais e compreensíveis. Nesse caso por exemplo, é natural que o homem terminasse o namoro, pois ninguém consegue ficar dois anos sem sexo, principalmente quando já não é mais virgem. Então ou ele termina o namoro, ou se satisfazer com outra. Sexo não é tudo, mas é fundamental num relacionamento. Em nenhum momento você afirma isso, pelo contrário, faz o garoto pensar que ele está errado. Outra coisa, Rosely: ninguém faz sexo oral com camisinha. Seus conselhos estão muito longe da realidade. Não sei se minhas palavras chegarão até você, nem se terei resposta. Mas que sirva ao menos para eu desabafar minha indignação com alguns de seus conselhos. Obrigado pela atenção."
resposta: Meu caro! Você tem razão, pelo menos em um ponto. Infelizmente, pouca gente pratica o sexo oral com proteção. Acontece que um fato da realidade não muda um fato científico. A prática do sexo oral transmite, sim, muitas doenças. Inclusive a Aids. Por isso é tão importante os jovens saberem a necessidade do uso de proteção também nesse tipo de sexo. Para ter mais detalhes sobre isso leia, na seção Consultório, a resposta de um médico infectologista, o Dr. Ricardo Tapajós, a esse respeito. Seria falta de responsabilidade de qualquer profissional omitir esse dado e essa orientação aos adolescentes e adultos interessados na prática sexual mais segura.

Bem, vamos agora às afirmações que você faz como, por exemplo, a de que ninguém consegue ficar dois anos sem sexo, principalmente depois de experimentar. Isso não é verdade. Pelo menos do ponto de vista do conhecimento adquirido por estudos, pesquisas e reflexões sistematizadas. A prática sexual, para o ser humano, não é movida por instinto. Para os animais é. Isso significa que o animal não tem escolha; quando está no cio, ele busca praticar o coito de qualquer maneira. Já o ser humano tem escolha. Por isso, se ele decidir, pode ficar o tempo que quiser ou precisar sem praticar o sexo.

Outra coisa: você diz que sexo não é tudo num relacionamento, mas que é fundamental. Para você é, para muita gente também é assim, mas para outros não. A importância do sexo na vida de uma pessoa é ela quem dá. E foi essa a reflexão que propus ao leitor que escreveu a mensagem de ontem.

Aliás, o único conselho que dei é o da prática responsável do sexo, tanto do ponto de vista físico quanto emocional. Tudo o mais que escrevi é para que vocês pensem. E tomem a própria decisão.

Você diz que abuso do discurso moralista. Pois saiba que tomei sempre muito cuidado para não entrar nesse tom. Para você ter uma idéia - e isso você pode constatar na seção É o Seguinte -, uma resposta que dou pode ser motivo de análises opostas: alguns dizem que é moralista, e outros que é libertina. :o)

Mas tudo isso tem um sentido: cada pessoa escolhe o que é importante para ela, e o que não é, na sua vida íntima. E foi esse o objetivo deste site: o de ajudar os adolescentes a refletirem sobre o assunto, para ter melhores condições de decidir a coisa certa na vida de cada um.

Como vocês devem ter percebido, estou aproveitando esta mensagem para uma rápida avaliação do trabalho que realizei aqui e para fazer minha despedida. Deixo, a partir de hoje, de atualizar o site com regularidade.

Todas as informações, comentários, discussões, sugestões e dicas continuam no ar. Consultem sempre que necessário. Vocês vão encontrar alguma dica legal para pensar quando estiverem com dúvidas ou em apuros. :o)

Um super beijo a todo mundo!

Rosely Sayão

03.05.02

 
Anteriores:
(03/05/2002) "Cada um escolhe o que é importante em sua vida íntima"
(02/05/2002) "Até agora não transamos e minha paciência esgotou"
(30/04/2002) "Meu osso da vagina é muito grande"
(29/04/2002) "Risco de gravidez sempre existe"


Veja o índice completo do Pronto-Socorro
 
 


A psicóloga Rosely Sayão esclarece nesta seção dúvidas de adolescentes sobre sexo.

Envie este texto por e-mail para outros assinantes do UOL