São Paulo, Terça-feira, 23 de Fevereiro de 1999
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Navio também pode ficar desorientado

MARCELO FERRONI
da Reportagem Local

Em uma data próxima à passagem de 1999 para o ano 2000, um sistema mundial usado para navegação, chamado GPS (Sistema de Posicionamento Global), deverá apresentar problemas semelhantes ao bug do milênio.
O problema -pane em computadores e fornecimento incorreto de informações- pode ocorrer devido a um procedimento que ocorre no GPS a cada 1.024 semanas, ou cerca de 19 anos.
O GPS é um sistema baseado em satélites e usado para navegação e posicionamento geográfico de objetos, além de marcar a passagem do tempo com elevado grau de precisão.
O sistema foi desenvolvido e é controlado pelo Pentágono (Departamento de Defesa dos Estados Unidos). Apesar de concebido para finalidades militares, o GPS também é amplamente utilizado pelo setor civil.
Os satélites, 24 no total, transmitem dados a aparelhos receptores -instalados em navios, por exemplo-, permitindo aos seus usuários reconhecer posição, velocidade e horário em dado momento.

Calendários zerados
O GPS conta o tempo a partir do número de semanas passadas. Em 21 de agosto de 1999, o sistema deverá "zerar" sua contagem do tempo, em um procedimento chamado reinicialização EOW (sigla em inglês para "final de semana"). A passagem será da semana 1.023 para a semana "0".
O que alguns pesquisadores e o próprio Pentágono prevêem que ocorra nessa data é que alguns aparelhos de GPS não reconheçam a mudança e acreditem que estão de volta a 1980, ou 19 anos atrás.
O erro de interpretação poderá fazer com que o equipamento pare de funcionar ou que interprete erroneamente os dados enviados pelos satélites.
Segundo a Guarda Costeira dos EUA, que presta serviços de aferição do GPS, os satélites que operam o sistema não serão afetados pela reinicialização EOW.
Mas os usuários civis devem tomar cuidado. Na edição de novembro de 1998 da revista norte-americana "GPS World", Richard Langley, pesquisador da Universidade de New Brunswick e colunista do periódico, afirma que "a mudança no GPS poderá causar dificuldades para alguns usuários do sistema".
Segundo João Francisco Galera Monico, do Departamento de Cartografia da Unesp (Universidade Estadual Paulista), o perigo é real e os usuários do GPS devem contatar os fabricantes para saber se é preciso fazer alguma modificação em seus aparelhos.


A Guarda Costeira dos EUA tem uma relação de empresas que fabricam receptores de GPS para uso civil no site www.navcen.uscg.mil/gps/geninfo/y2k/gpsmanufacturers/manufacturers.html


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