São Paulo, Terça-feira, 23 de Fevereiro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Teste revela falhas

da Reportagem Local

Em testes feitos com dois sistemas operacionais, o resultado foi o mesmo: erro de cálculo.
Num computador pessoal com processador 486, usando a versão 5.0 do "MS-DOS", o "Windows 3.11" e a planilha de cálculos "Excel 5.0" (todos da Microsoft), foi colocada a data de 01/01/2000.
O programa reconhece os quatro dígitos, mas, ao formatar a data, a planilha usa somente dois dígitos. Mesmo colocando os quatro dígitos de 2000, o "Excel" força os dois últimos dígitos. A solução é ajustar a data do sistema operacional e a data na Bios da máquina.
Outro problema: ao utilizar números menores do que 20 no campo do ano, pode haver confusão. O "Excel 5.0" lê 01/01/25 como 01/ 01/1925, por exemplo.
Se esse arquivo for levado para uma máquina com "Windows 98", o problema persiste. Daí a necessidade de usar os quatro dígitos e fazer o acerto. No "Windows 95", clique em "Iniciar", "Configurações", "Painel de controle" e "Data/hora". Para evitar problemas, a empresa recomenda que os usuários usem sempre o ano com quatro dígitos.
Quem tem "Windows 3.1" precisa fazer a alteração no "MS-DOS". A Microsoft recomenda ligar para o suporte técnico. A partir do "Windows 95", a alteração é feita automaticamente, porque esse sistema trabalha com quatro dígitos.


Texto Anterior: Vídeo está livre do bug
Próximo Texto: O que pode afetar sua vida na virada
Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.