São Paulo, Sexta-feira, 12 de Fevereiro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PETRÓLEO
Queda de preço prejudica resultado
Lucro da Shell tem redução de 95,5%

das agências internacionais

O gigante anglo-holandês Royal Dutch Shell anunciou ontem que seu lucro no ano passado caiu 95,5%. O lucro do grupo no quarto trimestre de 1998 sofreu uma queda de 53%.
Com os resultados divulgados ontem, a Shell é a empresa do setor petrolífero que mais registrou até agora perdas no ano passado.
Os lucros da norte-americana Exxon tiveram queda de 30% no último trimestre do ano passado e sua fusão com a Mobil levou o declínio a subir para 38%. A Texaco perdeu 50% dos lucros no mesmo período. A Amoco divulgará seus resultados na próxima semana.
A Shell atribuiu as perdas à queda dos preços do petróleo em 33% no ano passado, à crise nos países asiáticos e ao menor crescimento da economia da Europa. Analistas disseram que a empresa demorou de iniciar seu programa de reestruturação no ano passado.
A Royal Philips Electronics, maior fabricante de produtos eletrônicos da Europa, também anunciou ontem queda de 19% nos lucros no quarto trimestre de 98 em virtude da crise mundial.


Texto Anterior: Embraer investe US$ 750 mi em jatos
Próximo Texto: Luís Nassif: Bondes e moratórias
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.