Home
 Tempo Real
 Coluna GD
 Só Nosso
 Asneiras e Equívocos 
 Imprescindível
 Urbanidade
 Palavr@ do Leitor
 Aprendiz
 
 Quem Somos
 Expediente
gdimen@uol.com.br

FHC já ganhou

Fernando Henrique acaba de entrar no amargo momento em que começam desaparecer os "amigos", os bajuladores e, como diz a lenda, o café, no Palácio do Planalto, é servido frio e requentado.

Nesta campanha, o governo FHC apanhou de todos e pouco foi defendido por José Serra, interessado em se mostrar como agente de mudança.

Mesmo com uma acachapante vitória de Lula, o presidente Fernando Henrique Cardoso pode ser considerado vitorioso nesta eleição.

Depois de oito anos de mandato, ele conseguiu um nível de aprovação além do razoável _ índice que ajudou Serra a ir para o segundo turno. Serra, aliás, não conseguiu atingir nem ao menos a taxa de aprovação do governo, hoje em torno de 35%.

Nas despedidas, FHC reforçou sua imagem de político equilibrado, capaz de apanhar sem se destrambelhar. Está preparando com civilidade a transição ao mesmo tempo em que tenta acalmar o mercado.

Uma parte dos eleitores de Lula faz parte, como mostram as pesquisas, da turma de admiradores do presidente. Significa que vêem no PT uma continuidade melhorada do atual governo.

O governo FHC apanha, mas a figura do presidente é preservada. Levando-se em contato o destino dos presidentes latino-americanos, é uma situação invejável: não sabemos se vence Lula ou Serra, mas dá para dizer que FHC já ganhou.

 
 
                                               Subir