Menu de navegação

Índice | Próxima

Axé e Marcelo Negrão são novidades na seleção de Radamés Lattari
14h43 - 11/03/99

Da Redação
Em São Paulo

As boas atuações na Superliga masculina de vôlei valeram ao ponta Axé, do Banespa, a primeira convocação para a seleção brasileira divulgada, na manhã desta quinta-feira, na sede da Federação Paulista de Vôlei, pelo técnico Radamés Lattari.

Na noite anterior à convocação, Lattari esteve no ginásio do Banespa assistindo à vitória do time da casa sobre o Papel Report/Nipomed, por 3 a 1. Axé, 26 anos, 1m95, 90kg, foi um dos destaques do jogo, marcando 15 pontos. O meio-de-rede Gustavo e o oposto Joel, também do Banespa, também foram convocados.

O líbero Paulinho, 28, do Telepar/Maringá, e o juvenil Dante Amaral, 18, do Unincor, também são novatos na seleção. Dante e Axé figuram na ordem como o quarto e o nono maiores pontuadores da Superliga.

Também foram convocados Marcelo Negrão, André, Kid, Itápolis, Maurício, Giba, Douglas, Joel, Max, Nalbert, Gustavo, Alex, Marcelinnho, Renato e Ricardinho.

Lattari não contradisse o discurso adotado depois do quarto lugar no Campeonato Mundial, em novembro: manteve a chamada "base", incluindo todos os que foram titulares na competição, inclusive Maurício e Max, em má fase técnica.

A convocação de Paulinho libera Kid -que fora líbero em 1998- para voltar a jogar no ataque. Max, Joel e Marcelo Negrão devem disputar a posição de oposto (homem de definição).

O atcante Roim, do Banespa, e o levantador Cristiano Mattia, do Bento Gonçalves, vão treinar com a equipe -cujo primeiro grupo se apresenta em 28 de abril-, mas não serão usados na Liga Mundial. Na abertura, 28 de maio, o Brasil joga com o Canadá, em Montreal.

Outra novidade foi a volta de Marcelo Negrão, afastado da seleção havia dois anos. Lattari afirmou que não teria porquê consultar Negrão antes de convocá-lo. Ele pediu dispensa na Liga Mundial de 1997, por não aceitar ser deslocado de posição. Desde então, mesmo tendo sido inscrito no Mundial, não voltou mais ao time.

"Estou muito feliz de ter sido convocado. O meu objetivo é disputar quatro Olimpíadas. Vou para a seleção, só que antes quero conversar com o Radamés", disse, por telefone, o jogador.

Estreante feliz
A seleção brasileira sempre foi um sonho perseguido por Axé. Em 1989 o atacante foi convocado para a seleção Infanto-Juvenil e em 94/95 integrou a equipe B adulta, durante uma excursão pela Europa-Oceania. Há pelo menos cinco anos esperando uma convocação, o atleta demorou a acreditar.

"É sério? Ah, meu Deus. É um sonho que eu estou realizando e um prêmio ao esforço", contou Axé, emocionado, ao receber a notícia. "Tenho certeza que a minha atuação na Superliga influenciou na convocação e eu só tenho a agradecer aos companheiros e comissão técnica do Banespa, que me ajudaram neste sonho. Agora, é trabalhar para mostrar que posso ficar na seleção", concluiu Axé.

Os convocados se apresentarão entre os dias 24 de abril e 9 de maio, para a disputa da fase classificatória da Liga Mundial (de 28 de maio a 4 de julho).

Recuperação
A vaga antecipada para as semifinais da Superliga masculina obtida pelo Banespa, quarta-feira, após vencer o Papel Report/Nipomed, trouxe tranquilidade ao time, que começa, a partir desta tarde, a recuperação dos atletas.

O técnico Mauro Grasso disse que é hora de curar gripes e contusões e dar um descanso para alguns jogadores, caso seja necessário. Porém, ele garantiu que isso não significa que a equipe encerrará o returno com o time reserva. Paralelo à recuperação dos jogadores, Grasso vai realizar treinamentos técnicos visando as semifinais.

Um dos maestros da vitória do Banespa diante do Papel Report foi o oposto Joel, o maior pontuador da partida com 25 pontos, um set do jogo. "É importante ganhar a vaga sobre um time como o Report, que disputa o título, e ainda ser o maior pontuador", disse Joel.

Ele concordou com Grasso que a obtenção da vaga tranquiliza a equipe, mas alertou que o time não pode perder o ritmo até o fim da competição. "O nosso objetivo é o título, mas o próximo passo é o Bento Gonçalves. Vamos respeitar todos os adversários", ressaltou.

Clique aqui para ver a página atualizada da Superliga masculina

Índice | Próxima

 Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.