Menu de navegação


Índice | Anterior | Próxima

Fase inicial do Mundial feminino é marcada por surpresas e um vexame
20h11 - 05/11/98

Agência Folha
Em São Paulo

Ao cabo da primeira fase, o Mundial feminino do Japão contabiliza duas surpresas: a eliminação da Alemanha, e, talvez maior, a derrota da China para a Coréia do Sul. Contabiliza um vexame: a eliminação dos EUA, que deixam o torneio tendo ganho apenas um set.

Campeã mundial e olímpica, Cuba vem ratificando seu favoritismo. Terminou a primeira fase, no Grupo B, tendo cedido apenas um set (contra a Bulgária). Hoje, derrotou a Itália por 3 sets a 0.

Se mantida a lógica (do favoritismo), as cubanas serão as rivais do Brasil numa eventual semifinal. Estariam reeditando o duelo em Atlanta-96. Na ocasião, venceram por 3 sets a 2.

"Nosso time está apresentando a cada jogo mais criatividade. Quando chegar ao momento decisivo estaremos prontos’’, disse o técnico Antonio Perdomo.

O primeiro furo nas "adivinhações’’ aconteceu hoje. A Coréia do Sul derrotou a China por 3 sets a 2, terminando invicta no Grupo D. Neste mesmo grupo, a Croácia, vice-campeã européia terminou em terceiro lugar.

Daqui para frente, só depende de si para tirar as vice-campeãs olímpicas da semifinal do Mundial. Coréia do Sul e China (dirigida por Lang Ping, única técnica do Mundial) terão como próximos rivais, na segunda fase, Cuba, Itália e Bulgária.

A Alemanha perdeu sua vaga para a equipe dominicana do técnico cubano Jorge Vento, que dispõe de atletas com média de idade de 21,6 anos. Dias antes da viagem para o Mundial, as dominicanas ainda enfrentaram apuros com o furação George, que atravessa o país.

Nenhum vexame se compara ao dos EUA, terceiros colocados em 90, que desta vez, foram ao torneio com atletas recrutadas de times universitários.

Tara Cross-Battle, uma de suas principais jogadoras preferiu jogar as finais do Paulista. Ao menos ganhou o título. Pior sorte teve Danielle Scott. Deixou a quadra logo após a final paulista direto para o aeroporto para embarcar para o Japão. Não chegou a tempo de ver seu time perder para a Bulgária por 3 sets a 1 na última rodada.

Clique aqui para saber como foi a primeira fase do Campeonato Mundial feminino de vôlei

Índice | Anterior | Próxima




 Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.