Menu de navegação

Índice | Anterior | Próxima

Steffi Graf confirma que se retira do circuito profissional no fim do ano
07h55 - 13/07/99

Das agências internacionais
Em Mahwah

A atual campeã do Aberto da França e finalista do Torneio de Wimbledon abandonará o circuito profissional no fim do ano. A alemã Steffi Graf, 30, confirmou na noite de segunda que esta é a sua última temporada no circuito profissional da WTA, em que ela se destacou com uma das melhores da história.

O anúncio foi feito durante uma entrevista para promover o Torneio de New Jersey (A&P Classic), que venceu seis vezes e é a atual campeã.

Com 22 títulos de simples em torneios de Grand Slam, Graf é um dos mitos do tênis feminino. Em princípio, ela não pretendia fazer o anúncio na entrevista, mas alegou que estava se aborrecendo com os insistentes questionamentos sobre o seu futuro, desde que anunciou em Roland Garros que seria a sua última participação no Aberto da França e em Wimbledon. "É difícl ouvir isso todo o dia. Queria apenas me divertir jogando."
Reuters
Na galeria de Graf estão 22 títulos de torneios de Grand Slam

Mas as perguntas sobre sua retirada tornaram-se inevitáveis depois do surpreendente anúncio de que ela tinha disputado sua derradeira final no Aberto da França, feito depois do seu triunfo sobre o número um do mundo, a suíça Martina Hingis, na grande final. Graf afirmou o mesmo depois de ser derrotada na final de Wimbledon pela norte-americana Lindsay Davenport. Alemã avisou que era sua última visita ao All-England Club como jogadora.

Os fãs de Graf ainda poderão vê-la em ação no último Grand Slam da temporada, em que a alemã lutará pelo seu sexto título em Flushing Meadows. "Você sempre que se retirar do esporte quando está no topo. É a situação ideal", disse Graf.

Mesmo que não consiga vencer o Aberto dos EUA, a tenista que por muito tempo manteve-se na liderança do ranking deixará as quadras como uma das melhores tenistas de todos os tempos.

Se o norte-americano Andre Agassi arrancou aplausos ao vencer em Roland Garros neste ano, tornando-se o quinto tenista na história a ser campeão nos quatro torneios que integram o Grand Slam (abertos da Austrália, França e EUA e o Torneio de Wimbledon, feito que nem mesmo Pete Sampras conseguiu), Graf já tinha alcançado a façanha. E de forma incontestável.
Reuters
Supercampeã alemã também
conquistou medalha de ouro olímpica

Alemã venceu esses torneios pelo menos quatro vezes, sendo a única na história do tênis, seja masculino ou feminino, a alcançar esse feito nessa proporção. Graf entrou para a elite do tênis em 1988, aos 19 anos, quando foi campeã dos quatro mais importantes torneios do circuito.

Graf tem ainda na sua galeria de títulos a medalha de ouro olímpica. No total, Steffi Graf venceu sete vezes o Torneio de Wimbledon, seis vezes o Aberto da França, cinco vezes o Aberto dos EUA e quatro vezes o Aberto da Austrália.

Graf avisou seus fãs que continuará jogando. "Eu vou me retirar do circuito (da WTA), mas ainda planejo jogar, me divertir", antecipou, mas suas atuações devem se limitar aos países em que nunca esteve. E prometeu: "Eu não planejo desaparecer".

Índice | Anterior | Próxima

 Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.