Menu de navegação

Νndice | Anterior | Próxima

Australianos vencem Triatlo Internacional de Santos
17h44 - 28/02/99

Da Redação
Em São Paulo


Os 'cangurus' brilharam em Santos. Greg Welch e Michellie Jones, ambos da Austrália e considerados dois dos melhores nomes do triathlo mundial, venceram neste domingo o 8Ί Triathlon Internacional de Santos, a principal prova da temporada e que serviu de primeiro grande teste para os brasileiros que buscam uma vaga nos Jogos Pan-Americano de Winnipeg. Greg, campeão do Ironman do Havaí em 94, completou os 1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida com o tempo de 1h51’46", enquanto Michelie garantiu o tetracampeonato em Santos com o tempo de 2h02’09". O triathlon brasileiro também teve uma boa participação: Leandro Macedo, campeão do circuito mundial em 91 e medalha de ouro no Pan de 95, terminou em quarto, com 1h53’59", enquanto a jovem brasiliense Mariana Ohata chegou na quinta colocação, com a marca de 2h15’38".

A cidade de Santos ratificou na manhã deste domingo a sua condição de "capital nacional do triathlo". Num domingo ensolarado e com temperatura acima dos 35 graus, a população acompanhou de perto a disputa de alguns dos melhores triatletas do mundo. Os competidores, por sua parte, retribuíram com um show de técnica e garra. No masculino, com vários destaques do circuito internacional, os franceses começaram melhor. Jerome Sanson e Olivier Marceau impuseram um ritmo muito forte, terminando as etapas de natação e ciclismo em primeiro e segundo, respectivamente. Mas o triathlon mostrou mais uma vez que, numa disputa de alto nível técnico, a etapa de corrida é decisiva. Greg Welch, especialista no pedestrianismo, conseguiu assumir a liderança no quinto quilômetro da corrida - de um total de dez - e passou a administrar seu melhor preparo físico para conseguir a vitória.

"Foi uma grande prova. O público incentivou o tempo todo e isso foi fundamental. Fui bem na natação, mas tive problemas no ciclismo. Estou com uma bike nova e senti algumas dores na perna. Aos poucos, com a hidratação, me recuperei e consegui chegar em primeiro", destacou o simpático Greg Welch. Apesar de seu país sediar os Jogos Olímpicos no ano 2000, ele não está preocupado com isso. "Se eu estiver na prova, posso ganhar. Mas minha maior preocupação é com o circuito ironman", completou.

Leandro Macedo, melhor brasileiro na classificação geral, ressaltou o elevado nível técnico dos competidores. "Foi uma disputa muito dura e que serviu de parâmetro para avaliar meu treinamento e adversários. Gostei do meu desempenho e é sempre bom competir em casa, sem precisar viajar", explicou.

Se no masculino a briga foi definida somente no final, no feminino a vencedora esteve sempre na frente. A australiana Michellie Jones disputou a prova como se estive em casa e, somente no final da corrida, chegou a ser ameaçada pela canadense Carol Montgomery. "Foi bastante equilibrado durante todo o tempo. Mesmo assim, mantive o ritmo e a calma para vencer mais uma vez. Eu adoro Santos e pretendo estar aqui sempre que for convidada", afirmou a tetracampeã.

Mariana Ohata também estava satisfeita. Afinal, terminar em quinto lugar para quem esperava não mais do que um décimo foi muito bom. "Estimava ficar entre as dez. Mas conseguir um quinto lugar, atrás de tantas feras, é mais do que eu imaginava", afirmou a triatleta brasiliense de 20 anos. A ausência no feminino foi de Fernanda Keller, que sentiu uma tendinite no joelho e nem chegou a ir a Santos.


Resultados
Feminino -
1. Michellie Jones (AUS),2h02’09"
2. Carol Montgomery (CAN), 2h02’11"
3. Sian Welch (EUA), 2h05’50"
4. Susanne Nielsen (DIN), 2h10’59"
5. Mariana Ohata BRA), 2h15’38"
6. Iona Wynter (EUA), 2h17’35"
7. Susanne Martineau (EUA), 2h20’19"
8. Maria Luzia Bello (BRA), 2h23’04"
9. Nelma Raizer Guimarães (BRA), 2h34’16"
10. Elaine Floriano (BRA), 2h46’21"


Masculino -
1. Greg Welch (AUS), 1h51’46"
2. Andrew Noble (CAN), 1h52’10"
3. Ken Glah (EUA), 1h53’23"
4. Leandro Macedo (BRA), 1h53’59"
5. Oscar Galindez (ARG), 1h54’08"
6. Olivier Marceau (FRA), 1h54’25"
7. Alec Rukosuev (RUS), 1h54’43"
8. Daniel Fontana (ARG), 1h55’23"
9. Mark Bates (CAN), 1h56’32";
10. Alexandre Manzan (BRA), 1h57’20"

Νndice | Anterior | Próxima

 Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.