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Corinthians negocia patrocínio na Alemanha
19h41 - 14/01/99

Agência Folha
Em São Paulo

O presidente do Corinthians, Alberto Dualib, está na Alemanha negociando com uma empresa local um contrato de patrocínio para as equipes de futebol do clube.

Por causa da negociação, o dirigente pediu para o diretor de marketing do clube, Edgar Alves, interromper as conversas com a Antarctica e uma instituição financeira, cujo nome Alves não revela - apenas afirma que o pretendente não é concorrente do banco Icatu, que irá assumir a administração do futebol corintiano no próximo mês.

"O Dualib não me deu detalhes, mas pediu para eu não bater o martelo com nenhum dos dois pretendentes até ele voltar da Alemanha’’, afirmou Alves.

O presidente do Corinthians está na Europa desde o começo dessa semana. Ele estava participando de uma feira de futebol na França. Foi nesse evento que Dualib iniciou os contatos com a empresa alemã. A volta de Dualib para o Brasil está marcada para o início da próxima semana.

O Corinthians já foi patrocinado por uma empresa alemã. Em 1995 e 1996, o time teve o apoio financeiro da Suvinil, empresa de tintas cujo controle acionário pertence à Basf (empresa alemã do ramo químico). Por dois anos de contrato, a Suvinil pagou cerca de US$ 10 milhões para o Corinthians.

Segundo Soares, as negociações com a Antarctica e o grupo financeiro estão bem adiantados. "A Antarctica só não assinou ainda porque teme não poder usar a marca da cerveja na camisa do clube. Estamos fazendo uma consulta à CBF (Confederação Brasileira de Futebol) para sabermos se existe alguma proibição do uso de marcas de bebidas alcoólicas nos uniformes’’, disse Alves.

A intenção da Antarctica é usar na camisa corintiana o logotipo da cerveja Bavária. A empresa ofereceu R$ 400 mil por mês - R$ 4,8 milhões por ano. Porém o Corinthians pede R$ 600 mil - R$ 7,2 milhões anuais.

O Corinthians teve que recusar no começo desse mês uma oferta de patrocínio da TV Record. A emissora ofereceu a quantia pedida pelo clube - R$ 7,2 milhões. Por pressão da Rede Globo, que tem o direito de transmissão do Campeonato Paulista e do Brasileiro, o clube teve que recusar. No último Brasileiro, o Corinthians teve cerca de 60% de seus jogos transmitidos pela televisão.

O banco Icatu está encerrando a auditoria que está realizando no clube. A instituição financeira vai assinar um acordo com o Corinthians, por meio do qual vai assumir o controle dos direitos de gestão de seu futebol por 20 anos.

Seria criado o Corinthians S/A para administrar financeiramente o departamento de futebol do clube. O presidente do Corinthians, Alberto Dualib, presidiria também o consórcio formado pelo clube e pelo banco.

Em troca, está previsto inicialmente que o Corinthians receberá R$ 26 milhões (R$ 14 milhões à vista e quatro parcelas semestrais de R$ 3 milhões).

"Os primeiros números nos surpreenderam. São bem melhores do que esperávamos’’, afirmou John Michael Streithorst, diretor de novos negócios do Icatu, que não quis adiantar os números apurados pela auditoria. O Corinthians tem dívidas de cerca de R$ 25 milhões.

Segundo Streithorst, o Icatu está sendo informado pela diretoria do Corinthians sobre as negociações sobre o novo patrocinador. O executivo afirma que a prioridade agora é a confecção do contrato de parceria. "Essa parte burocrática é complicada’’, afirmou. Segundo Streithorst, o contrato com o Corinthians deverá ser assinado no começo de fevereiro.

Além de gerenciar o departamento de futebol, o Icatu também deverá construir um centro de treinamento e um estádio de pelo menos 45 mil lugares. O banco explorará o estádio, que terá múltiplos usos, mas o devolverá ao Corinthians em 2019. O estádio deverá ser uma das principais fontes de renda da nova empresa.

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