Menu de navegação

Índice | Anterior | Próxima

Schumacher fraturou tíbia e perônio; piloto é operado em Northampton
16h09 - 11/07/99

Das agências internacionais
Em Silverstone

O alemão Michael Schumacher foi operado na tarde deste domingo no Hospital de Northampton, em razão da dupla fratura (tíbia e perônio) na perna direita, informou seu assessor de imprensa, Heiner Buchinger.

Ele foi transportado ao hospital de helicóptero, 45 minutos depois do acidente no circuito de Silverstone, quando bateu violentamente numa barreira de proteção na primeira volta do GP da Inglaterra.

Segundo o cirurgião-chefe do serviço de ortopedia do Hospital Geral de Northampton, a cirurgia foi realizada para reduzir a dupla fratura. Schumacher não poderá abandonar o centro hospitalar antes da tarde de segunda.

O período de recuperação do piloto será longo. Comenta-se que o alemão não deverá retornar às pistas antes do GP da Itália, que será disputado em Monza em 12 de setembro.

De acordo com dados da telemetria divulgados pela escuderia Ferrari, no momento que o carro de Schumacher saiu da pista a velocidade era de 196 km/h, enquanto o impacto contra os pneus que formam a barreira de proteção ocorreu a 96 km/h. A caixa de brita na área de escape reduziu a velocidade.

Schumacher escapou da pista no transcurso da primeira volta, quando o diretor de prova havia interrompido a corrida porque Alex Zanardi, da Williams, e Jacques Villeneuve, da BAR, não conseguiram largar.

O alemão, que largou mal, perdendo a segunda posição para David Coulthard, tentava recuperar a posição perdida para seu companheiro de equipe, Eddie Irvine, quando não conseguiu contornar a curva Stowe, passando reto em direção à barreira.

O choque foi brutal, ainda assim Schumacher tentou sair do carro. Os assistentes de pista retirar o piloto, que foi examinado por Sid Watkins, médico da FIA, durante cerca de 20 minutos, para preparar seu traslado numa ambulância ao centro médico de Silverstone.

Schumacher, segundo Watkins, permaneceu sempre consciente. Depois de um primeiro exame na clínica do circuito ele foi levado para o Hospital de Northampton.

As imagens da câmera instalada no carro do alemão dão a entender que o acidente pode ter sido causado por uma falha na direção da Ferrari F399, já que se vê Schumacher girando o volante para o lado direito, mas as rodas permanecem retas.

A equipe italiana, no entano, informou que a saída da pista foi provocada por uma falha nos freios traseiros do carro.

Leia também:

Prova em Silverstone é interrompida após largada; Schumacher bate forte
Michael Schumacher é retirado do carro - com foto
GP da Inglaterra tem nova largada; Hakkinen sai na frente
Schumacher fratura a perna direita no acidente em Silverstone
Condição de Michael Schumacher é estável
Schumacher fratura tíbia e ficará seis semanas afastado das pistas

Índice | Anterior | Próxima

 Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.