Menu de navegação


Índice | Próxima

Zagallo termina a Copa se desentendendo com jornalistas
23h45 - 13/07/98

Da Redação

Que o relacionamento entre o técnico Mario Jorge Lobo Zagallo com a torcida e jornalistas críticos à sua atuação não é das melhores, isso se sabe há muito tempo.

Logo depois de ganhar o título da Copa América, na Bolívia, no ano passado, o treinador, em sua primeira declaração após a conquista, virou-se para a câmera de TV que o seguia e berrou: "vocês vão ter que me engolir".

Muitos torcedores não entenderam aquela frase. Outros,mais críticos, sentiram-se agredidos. Até hoje Zagallo não afirma claramente a quem se dirigia naquele instante. Mas já insinuou que se destinava a jornalistas que o criticavam, e não à torcida brasileira.

Durante a Copa, porém, o treinador tratou bem toda a imprensa, internacional e nacional. Não se recusava a dar entrevistas. "Meu papel também é esse; atender todos vocês", afirmava, sempre paciente e amável.

Depois da derrota para a França, na final da Copa, o treinador mais uma vez se desentendeu com jornalistas. Na entrevista oficial após a derrota por 3 a 1 para a França, Zagallo respondeu aos berros uma pergunta do jornalista Mauro Leão, do jornal "O Dia". Para muitos, é a cena mais marcante desta Copa, que não viu o capitão Dunga levantar a taça.

Leia a seguir trechos da discussão do treinador com o jornalista.

Zagallo: A França dominou, apesar de termos tomado dois gols de bola parada, dois córners.

Isso ocorreu contra a Holanda. Mas... Hoje nós vivemos um... Um.. Um, um trauma... Muito grande!

O Ronaldinho não era pra ter jogado. Teve um problema.. Nós soltamos a escalação sem o Ronaldo. Eu acho que isso abateu psicologicamente a nossa equipe. A nossa equipe estava presa, amarrada porque nós sabíamos que o Ronaldo não ia jogar. E o Ronaldinho... O Ronaldinho acabou entrando.

Repórter faz pergunta

Zagallo: (falando alto) Porque entrou porque entrou... Porque Entrou porque entrou, porra.

Eu tô dando um troço, e você quer quer detonar, porra....

Assessor da Fifa: A entrevista não é pra você, por favor, a gente tá tentando fazer uma coisa pra todo mundo. Só um minuto, por favor. Não pode, não pode.

Zagallo: Vocês querem sempre ao contrário agora. Eu estou aqui explicando um troço em alto nível. Você quer abaixar o nível.

Assessor da Fifa:(para o jornalista) Pra que fazer isso?

Repórter responde

Zagallo: Tava, mas você quer baixar o nível.

Assessor da Fifa: Pára, por favor.

Zagallo: Ah, eu que tô baixando.

Continua que o momento é teu, você esperou até agora.

Repórter responde

Zagallo: Você sabe porque que eu eu falo. E eu tenho moral e dignidade para falar, entende? Vocês devem muito a mim, entendeu?

(aos berros) Tô aqui porque eu sou homem. Não sei de que caráter que você tem, eu tenho dignidade e moral pra falar isso, você eu não sei.

(fora do microfone, berrando, ao assessor da Fifa) Não, deixa. Não, deixa eu falar.

(voltando-se para o jornalista) Cadê a educação com os franceses que estão aqui?!

Clique aqui para ver na ESPN Brasil a discussão de Zagallo com o jornalista

E aqui para ir até o site do jornal "O Dia"

Índice | Próxima




 Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.