Menu de navegação


Índice | Anterior | Próxima

América-MG detém hegemonia nas categorias de base em Minas
16h57 - 23/01/99

Agência JB
No Rio

A boa campanha do América-MG na Copa São Paulo de Juniores não surpreendeu quem acompanha o trabalho desenvolvido pelo clube mineiro nas divisões de base. Convênios com outras equipes e uma estrutura reconhecida pelo diretor da CBF, Marco Antônio Teixeira, como uma das melhores do país, garantem ao América, já há alguns anos, a hegemonia em Minas Gerais nas categorias inferiores. Fora do estado, os títulos também têm sido constantes, como o da Copa São Paulo de 96 e da Taça Londrina de 97.


Com o objetivo de melhorar ainda mais os resultados, desde o início do ano os juniores do América estão sob a responsabilidade do Departamento de Futebol Profissional, iniciativa inédita no país. Essa integração, segundo a diretoria americana, permitirá um acompanhamento mais próximo pelos profissionais, inclusive o técnico Vantuir Galdino, e vai ajudar na descoberta de novas promessas, como os habilidosos Fabrício e Zé Eduardo e o artilheiro Álvaro, que já desperta o interesse do PSV, da Holanda.


Mas o sucesso do América não se resume aos juniores. Em 1998 o clube chegou à final em todas as sete competições estaduais promovidas pela Federação Mineira. Este ano, o infantil ficou em 3° lugar na Copa Brasil da categoria, disputada em Votorantim, São Paulo. A proveitosa temporada é resultado, principalmente, de uma completa reformulação do setor de categorias de base do clube, com a transferência dos atletas para modernos centros de treinamento. "Os resultados mostram que estamos no caminho certo", diz o coordenador das divisões de base do América, José Flávio Lanna Drummond, maior responsável pelas mudanças.


Convênios com clubes do interior e de outros estados garantem novos atletas a cada ano. Além de Belo Horizonte, seis cidades abrigam escolinhas do América, inclusive Vitória, no Espírito Santo, num total de 1.200 jogadores. Disputando competições oficiais com a camisa do clube são 210 jogadores, do pré-infantil ao junior. Além desses, três equipes amadoras da capital mantêm convênio com o América, que contrata as comissões técnicas dos times e financia suas participações nas competições em troca de um vínculo dos atletas com o clube. Estes garotos recebem toda a assistência financeira e social.

Leia também:
Corinthians e Vasco vencem e disputarão a final da Copa São Paulo
Clique aqui para ver a página da competição com os resultados e a classificação completa.

Índice | Anterior | Próxima




 Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.