Menu de navegação


Índice | Próxima

Palmeiras e Cruzeiro vão às finais da Copa do Brasil
18h17 - 23/05/98

Agência Folha
Em São Paulo

O Palmeiras empatou em 2 a 2 com o Santos neste sábado à tarde, na Vila Belmiro, e se classificou para a final da Copa do Brasil, na qual enfrentará o Cruzeiro, que empatou sem gols no Rio com o Vasco.

O primeiro jogo da decisão será na próxima terça-feira, em Belo Horizonte. A decisão é a reedição da final da Copa do Brasil de 96, vencida pelo time mineiro. O resultado classificou o Palmeiras porque o primeiro critério de desempate no torneio é o gol marcado na casa do adversário. O primeiro jogo havia sido 1 a 1.

O técnico do Palmeiras, Luiz Felipe Scolari, montou o time com duas surpresas. Oséas, que estava na reserva, começou no lugar de Almir. Mesmo precisando marcar gols, Scolari fechou o meio-campo, trocando Alex, meia de criação, por Darci, meia defensivo. E foram justamente de Oséas e Darci os gols palmeirenses. Logo aos 2min de partida, Agnaldo fez falta em Viola na linha de fundo, na direita. Ânderson cobrou, e Viola subiu livre de marcação para, de cabeça, fazer 1 a 0. A reação palmeirense foi imediata. Em um contra-ataque rápido, Paulo Nunes recebeu na esquerda e lançou Oséas, que chutou de primeira, sem defesa para Zetti. Com o empate em 1 a 1, que levaria o jogo para os pênaltis, o jogo perdeu velocidade.

Para a segunda etapa, o técnico do Santos, Leão, trocou Jorginho por Adiel e Ânderson por Marcos Basílio, utilizando este para reforçar a marcação no meio e deslocando Baiano para a lateral. Mas, aos 7min, Darci recebeu de Júnior, conduziu até a entrada da grande área santista e chutou no ângulo de Zetti, fazendo 2 a 1. O gol pôs abaixo a estratégia santista de jogar nos contra-ataques, forçando o time à ofensividade. O Palmeiras se fechou na defesa -Pedrinho entrou no lugar de Zinho-, e o Santos só conseguiu empatar nos acréscimos, numa cabeçada de Argel.

Santos: Zetti; Ânderson (Marcos Basílio), Argel, Sandro e Dutra; Élder (Fernando), Baiano, Jorginho (Adiel) e Caíco; Muller e Viola
Técnico: Emerson Leão

Palmeiras : Velloso; Arce, Roque Júnior, Agnaldo e Júnior; Galeano, Rogério, Darci e Zinho (Pedrinho); Oséas (Almir) e Paulo Nunes (Júnior Tuchê)
Técnico: Luiz Felipe Scolari
Local: estádio da Vila Belmiro, em Santos
Juiz: Antônio Pereira da Silva (GO)
Renda e público: não divulgados
Cartões amarelos: Sandro, Ânderson (S), Roque Júnior, Velloso (P)
Gols: Viola, aos 2min, Oséas, aos 9min do primeiro tempo; Darci, aos 7min, Argel, aos 47min do segundo tempo

Para ver as partidas realizadas e a chave final da Copa do Brasil clique aqui.

Índice | Próxima




 Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.