>> Matéria Anterior:
     Olavo Bilac
>> Próxima Matéria:
     João do Rio

CAMPEONATO SULAMERICANO DE 1919
Ano: 1919

"Antes do campeonato, o football aqui já era uma doença: agora é uma grande epidemia, a coqueluche da cidade, de que ninguém escapa." A Rua, 7 de maio de 1919

"No "stadium", como estava anunciado, realizou-se ontem, o "training" de apuro dos "scratchmen" brasileiros. (...) Os chilenos deram esta manhã, na rua Campos Salles, o seu "training" de apronto para o jogo de domingo. Os uruguaios treinaram, ontem, no campo do Botafogo. (...) Os argentinos estiveram ontem, à tarde, na rua Payssandu, praticando "training" individual." A Rua, 8 de maio de 1919

"Iniciou-se hoje, às 15 1/2 horas, sob os melhores auspícios, o sensacional Terceiro Campeonato Sul-Americano de Football. Fazendo coincidir com esta temporada de "matches" internacionais, a festa de hoje teve ainda o seu brilho aumentado pela inauguração do stadium do Fluminense Football Club, o glorioso campeão tricolor brasileiro. A cerimônia de inauguração do stadium consistiu juntamente na inauguração do "match" internacional, para o qual foi construído o soberbo campo." Rio Jornal, 11 de maio de 1919.

"Sob os olhares anciosos de uma multidão superior a 40.000 pessoas realizou-se ontem no stadium do Fluminense, o 1o match do campeonato sul-americano. Esse match que foi disputado entre os quadros chilenos e brasileiros despertou como aliás era natural o máximo entusiasmo e interesse levando mesmo a assistência a interminentes explosões de júbilo e de contentamento. (...) O jogo transcorreu admiravelmente, vindo a terminar pela vitória do quadro brasileiro pelo score de 6 a 0."

"O terceiro Campeonato Sul-Americano de Football decidiu-se ontem pela vitória dos jogadores brasileiros. Este acontecimento teve uma repercussão que se pôde considerar bem como continental, apesár das grandes coisas que neste momento ocupam a atenção dos povos, como o problema da paz, a ser resolvido pela resposta da delegação alemã à proposta dos aliados e a travessia aérea do Atlântico. Aqui, a impressão causada pela vitória dos nossos jogadores foi de um entusiasmo delirante. Desde muito cedo a população sentiu a sua atenção presa à grande peleja, que se ia travar no campo do Fluminense, crescendo à medida que se aproximava a hora do desempate sensacional. Havia também, para despertar a curiosidade pública, uma eclipse do sol. Pouco se preocupou a cidade com isso. Um eclipse é uma coisa tão banal... (...) A Avenida Rio Branco, em um certo trecho, ficou literalmente cheia, com o trânsito perturbado. A febre com que se acompanhava o match era crescente. O jogo, indeciso no primeiro tempo, empolgava cada vez mais toda a gente.

- Está duro! Zero a zero!

- Mas vencem os uruguaios!

-Qual! Não venceram até agora, não vencem mais. Os brasileiros tomaram o pulso aos uruguaios.

- Qual!

- Não! As vantagens agora são nossas.

E assim decorreu toda a tarde, sem que o caso se decidisse. Afinal, quando o entusiasmo público já tinha chegado ao seu período agudo, chegou a grande nova: os brasileiros venceram por um contra zero. Foi um estrugir formidável de palmas e de bravos, que eletrizou toda a cidade.

- Acabou-se. Agora não perdemos mais a dianteira! Perdemos os campeonatos anteriores! Agora seguramos o cinturão de ouro e não o largamos mais. E, com essa convicção, toda gente voltou para casa, depois de um grande dispendio de energia nervosa." A Razão, 30 de maio de 1919.

"(...) Só mesmo a falta de sorte nos remates não permitiu ao team brasileiro conquistar o ponto que lhe assegurasse o triúnfo. Enfim, nova luta será travada para o desempate do campeonato e, se desta vez, nào desenvolvendo jogo bem apreciável e tendo o adversário obtido a vantagem de 2X0, o team brasileiro ainda conseguiu dominal-o e empatar a peleja, em condições normais deve produzir jogo mais eficiente e fazer figura mais brilhante." O Imparcial, 26 de maio de 1919.

"(...) Pela primeira vez tivemos em nosso continente um embate travado com um ardor inacreditável por parte dos combatentes e que findou do modo mais honroso e nobre para nós brasileiros. (...) Os brasileiros depois de uma peleja renhidíssima, como até então não se realizara, abateram, ontem pelo score de 1X0 o formidável scratch uruguaio, que na opinião unânime dos entendidos representava o expoente máximo do football oriental." O Imparcial, 30 de maio de 1919.

"A concorrência, se não era colossal como a de domingo, era seletíssima, notadamente pelo número de senhoras. A animação, extraordinária desde 11 horas, tornou-se como poucas vezes tem acontecido ao aproximar-se a hora do jogo. Um alarido unânime atroava e nos morros visinhos a multidão agitava bandeiras nacionais, por entre vivas. (...) O jogo de hoje era já de desempate e, assim, de graves responsabilidades para ambos os teams. (...) Brasileiros: Marcos, Pindaro e Bianco, Sergio, Amilcar e Fortes, Millon, Néco, Friendenreich, Heitor e Arnaldo. (...) 1o Half Time: Brasileiros 0 goal Uruguaios 0 goal - 2o Half Time: Brasileiros 0 goal Uruguaios 0 goal - Nova Prorrogação: 1o goal brasileiro Hurrah! Friedenreich! Hurrah - Brasil!

Não havendo resultado nos trinta minutos de prorrogação foi pelo juiz ordenado a segunda prorrogação. A saída foi dos uruguaios e os brasileiros atacam, obrigando os adversários a um corner. Pouco depois Arnaldo é dado como off-side, mas os brasileiros não desanimam. Néco corre pela direita, centra, sendo a bola recebida de cabeça por Heitor, que a passa a Friedenreich. Este, com um shoot de meia altura, ao meio do poste, marca o 1o goal brasileiro. Hurrah! Friedenreich! Hurrah - Brasil! (...) Final: Brasileiros 1 goal Uruguaios 0 goal - Com este resultado foram os brasileiros aclamados campeões da América do Sul. A Noite, 29 de maio de 1919.

AS MANCHETES

A Sensacional Peleja De Ontem Entre Brasileiros E Uruguaios - Os Nossos Denodados Patrícios Assumiram O Visível Domínio Da Pugna, Que Findou Com Empate De 2X2 (O Imparcial)

Salve Footballers Brasileiros! Depois De Uma Peleja Emocionante, Os Nossos Patrícios Lograram, Ontem, Para O Nosso País A Supremacia Do Football No Campeonto Sul-Americano. A Nossa Inegável Vitória De Ontem Sobre Os Uruguaios Pelo Score De 1X0. (O Imparcial)

Bravos Aos Brasileiros! Vencedores Do 3o C.S.A De Football ! Friedenreich Marcou O Ponto De Vitória! (A Noite)


Página inicial