Menu de navegação


Índice | Próxima

Vasco desafia CBF e diz que não participa dos playoffs do Brasileiro
18h50 - 29/10/98

Agência Folha
No Rio

O Vasco vai desafiar a CBF (Confederação Brasileira de Futebol). Nesta quinta-feira, o clube anunciou oficialmente que abandonará o Campeonato Brasileiro da Série A logo após o final da primeira fase, que será encerrada no dia 11, caso o time carioca se classifique para a disputa dos playoffs da competição.

A informação foi dada pelo supervisor do Vasco, Isaías Tinoco.

Segundo o dirigente, a delegação do clube carioca embarcará no dia 12 para os EUA, onde vai começar a preparação para a disputa do Mundial-interclubes, no dia 1º de dezembro, em Tóquio, no Japão.

A CBF havia autorizado o clube a viajar para o Japão somente depois do encerramento do primeiro playoff, que tem data prevista para terminar no dia 21.

A decisão do Vasco foi tomada após o presidente interino da CBF, Alfredo Nunes, ter adiado nesta quarta a última rodada da competição, que terminaria no dia 8.

"A CBF descumpriu o acordo que havia fechado conosco. Por isso, vamos viajar no dia 12", afirmou Tinoco.

Na segunda-feira, o vice-presidente de futebol do Vasco, Eurico Miranda, se reuniu com o presidente interino da CBF, Alfredo Nunes, com o secretário-geral da entidade, Marco Antônio Teixeira, com o presidente do Clube dos 13, Fábio Koff, e com o presidente da Ferj (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro), Eduardo Viana, para definir as datas dos jogos da equipe carioca antes do embarque.

No encontro, os dirigentes haviam acertado que o clube carioca jogaria o primeiro playoff da competição antes de embarcar para Tóquio.

"A CBF preferiu ouvir a pressão do senhor Luiz Felipe Scolari (técnico do Palmeiras) que quer jogar conosco bem perto da viagem para o Japão. Ele acha que assim os jogadores do Vasco vão evitar as divididas", acrescentou o supervisor, referindo-se a mudança da partida entre Palmeiras e Vasco.

Na segunda-feira, o jogo havia sido marcado para domingo, mas foi transferido para o dia 7.

Apesar da decisão de confronto com a CBF, Tinoco disse que o Vasco não teme ser punido pela entidade.

"Vamos viajar no dia 12 e não tememos nenhuma punição da CBF. O Mundial-interclubes é uma competição oficial da Fifa (entidade máxima do futebol mundial) e nada poderá ser feito contra nós", disse Tinoco.

Embora a diretoria do Vasco não acredite, a CBF poderá punir o clube caso o abandono da competição seja confirmado.

A diretoria da CBF poderá confirmar as partidas do Vasco no primeiro playoff para as datas já previstas. Caso o time não entre em campo, a entidade decretaria WO na partida, resultado que eliminaria o clube da competição.

O WO ao Vasco seria a melhor saída para a CBF conseguir encerrar a competição na data prevista - dia 23 de dezembro.

A decisão do time carioca praticamente inviabilizaria o encerramento da competição no prazo previsto. A diretoria da CBF argumenta que a competição não poderá ficar paralisada por cerca de 20 dias como quer o Vasco.

Caso a competição não seja encerrada na data estabelecida, os 24 clubes que disputam o campeonato e a CBF serão obrigados a pagar uma multa de cerca de R$ 50 milhões às emissoras de televisão - Rede Globo e Bandeirantes - que exibem os jogos do torneio.

Leia mais sobre o Campeonato Brasileiro.

Veja a tabela atualizada do Campeonato Brasileiro.

Índice | Próxima




 Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.