Índice | Anterior

Garoto de 10 anos é testemunha em caso de agressão a policial
11h03 - 09/06/99

Das agências internacionais
Em Bonn

Um garoto de 10 anos de idade foi ouvido nesta quarta-feira em um tribunal de Essen, na Alemanha. Ele testemunhou a agressão de torcedores alemães ao policial francês Daniel Nivel durante a Copa do Mundo de 1998.

No dia 21 de junho do ano passado, Nivel foi agredido por hooligans alemães após a partida Alemanha x Iugoslávia no Mundial da França. O garoto estava jogando bola em uma rua próxima àquela em que Nivel apanhou.

Mathieu, o garoto francês, confirmou que Nivel foi agredido com uma barra de ferro na cabeça por hooligans. A testemunha também afirmou que Nivel e dois outros policiais apanharam com pedaços de madeira.

Desde abril, quatro alemães, Tobias Reifschlaeger, Frank Reger, Andreas Zawaki e Christopher Rauch, estão presos, acusados de comandarem o espancamento a Nivel, que ficou em coma, vítima de sequelas, e não poderá mais trabalhar como policial.

O depoimento do garoto não incrimina os quatro, mas praticamente condena um quinto alemão, Markus Warnecke, que está detido na França.

"Eu vi Warnecke escapar em direção à linha de trem depois de bater em Nivel na cabeça", afirmou Mathieu. A avó do garoto confirmou que seu neto chegou em casa logo após a agressão na rua e que este teria dito que havia um policial caído em uma poça de sangue.

O julgamento ainda vai continuar. As próximas testemunhas serão ouvidas em julho. Se condenados, os quatro torcedores podem pegar sentenças de até 15 anos de prisão.

Índice | Anterior