Índice | Anterior

Mundial bienal só pode ser celebrado a partir de 2009, diz Blatter
11h24 - 02/06/99

Das agências internacionais
Em Bonn

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, estimou que será possível celebrar o Mundial a cada dois anos somente a partir de 2009, numa entrevista ao jornal alemão Frankfurter Rundschau.

A reforma (do calendário) "poderia começar em todo o mundo em 2004, depois das Eurocopas, já que os sul-americanos têm contratos para sua Copa América até 2003. Depois da Eurocopa de 2000, os calendários na Europa e África já podem se aproximar. Depois do Mundial de 2006 será possível um corte", explicou.

"A partir de 2009 a Copa do Mundo poderá celebrarse a cada dois anos", concluiu o presidente da Fifa.

Blatter pediu uma coordenação dos diferentes campeonatos continentais, e assegurou que as cerca de 700 partidas de classificação para a Copa do Mundo poderiam ser suprimdas, "se no futuro, e em todos os continentes, a ordem dos melhores times nacionais ser estabelecida em um torneio atrativo" todos os anos pares.

Questionado sobre as possibilidades de a África organizar o Mundial de 2006, Blatter estimou que "se um dos candidatos africanos puder oferecer as infra-estruturas técnicas e logísticas necessárias para um torneio com 32 equipes, tenho a firme vontade de comprometer-me com nossos amigos da África".

Índice | Anterior