Best Cars Web Site
Supercarros
As versões quentes do Omega

Clique para ampliar a imagem

Desenvolvidos pela HSV, o GTS e o ClubSport R8 colocam o
novo sedã australiano entre os mais rápidos do mundo

Texto: Fabrício Samahá - Fotos: divulgação

Com o lançamento da nova geração do Holden Commodore (Chevrolet Omega no Brasil), em julho do ano passado, chegam agora as versões de alto desempenho elaboradas pela divisão HSV, Holden Special Vehicles. Os sedãs GTS (em vermelho nas fotos) e ClubSport (em cinza) adicionam itens de estilo e preparação que colocam esses australianos entre os quatro-portas mais potentes do mercado mundial.

O GTS exibe uma imponente frente com grade bipartida e amplas tomadas de ar, saídas de ar nos pára-lamas dianteiros, aerofólio sobre o porta-malas e pára-choque traseiro próprio, com difusor de ar e quatro saídas de escapamento. As exclusivas lanternas de trás, compostas por LEDs, têm formato diferente das originais da Holden. As rodas de 20 pol usam pneus de 275 mm na traseira.

O interior esbanja esportividade, com bancos envolventes revestidos em preto e vermelho, volante exclusivo com a base achatada, nova grafia dos instrumentos e um grupo auxiliar de mostradores.

Mas o melhor do GTS está sob o capô: uma versão especial do V8 de 6,0 litros (similar ao do Chevrolet Corvette atual), com potência elevada para 417 cv a 6.000 rpm e torque de 56,1 m.kgf a 4.400 rpm. Com o câmbio manual de seis marchas, bastam 4,9 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h, ante 5,0 s da versão automática de mesmo número de marchas. Como referência, o BMW M5 de 507 cv requer menos de 5,0 s; o Audi S6 (420 cv), 5,2 s; e o Mercedes-Benz E 63 AMG (514 cv), 4,5 s.

O conjunto deste Omega especial abrange freios a disco ventilado de grande diâmetro (365 mm à frente, 350 mm atrás) com sistema ABS recalibrado, suspensão com controle ativo de amortecimento (e dois modos, desempenho e pista) e reprogramação do controle de estabilidade. O ClubSport R8 é uma opção mais acessível com a mesma receita básica. Tem o motor e o desempenho do GTS, mas usa rodas de 19 pol e suspensão convencional.

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem
Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem

Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail

Data de publicação: 6/2/06

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados