Best Cars Web Site
Supercarros
Sedã com alma de Le Mans

Clique para ampliar a imagem

O conceito 908 RC, que a Peugeot apresenta em Paris, alia
luxo e conforto a um motor V12 turbodiesel de 700 cv

Texto: Fabrício Samahá - Fotos: divulgação
Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Depois dos superesportivos RC Spades, RC Diamonds e 907, dos cupês 407 Silhouette e Prologue e do pequeno 207 RCup, o carro-conceito da Peugeot para este Salão de Paris é um grande sedã, o 908 RC. Definido como "um quatro-portas que captará a imaginação tanto dos ocupantes quanto dos que o virem", o carro é exagerado no tamanho (5,12 metros de comprimento, 3,15 m entre eixos) e no desenho, com destaque para o defletor dianteiro e as colunas traseiras.

O pára-brisa tem continuidade no teto, que se torna quase todo envidraçado. As rodas são de 20 pol à frente e 21 pol atrás e tanto faróis quanto lanternas usam LEDs. Menos ousado, mas também atraente, é o interior, com quatro bancos individuais e um alto console da frente à traseira. O volante tem desenho esportivo e um grande mostrador no centro do painel coordena numerosas funções, como áudio, navegação e a climatização com quatro áreas de ajuste.

Com o 908 RC a Peugeot quer chamar atenção para o motor V12 a diesel que, em junho de 2007, equipará o protótipo 908 da 24 Horas de Le Mans. A posição central-traseira é inesperada em um sedã, mas possível pelo imenso entreeixos. Com 5,5 litros e dois filtros de partículas, desenvolve potência e torque surpreendentes: 700 cv e 122,4 m.kgf. O ângulo entre as bancadas, de 100°, permite um centro de gravidade mais baixo.

O câmbio é seqüencial de seis marchas com controle eletrônico e a Peugeot estima velocidade máxima acima de 300 km/h. Construído em torno de um chassi de alumínio e composto de carbono, o carro usa suspensões de braços sobrepostos, freios com discos de carbono-cerâmica e largos pneus, em medida 255/35-20 à frente e 285/30-21 na traseira. O peso é de 1.800 kg.

A Peugeot diz não pretender fabricar em série o 908 RC, mas é possível que alguns traços do conceito apareçam no 608, a próxima geração do sedã grande 607.

Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem
Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem

Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail

Data de publicação: 12/8/06

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados