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E o Omega virou picape

A australiana Holden lança o VU Ute, utilitário derivado
do VT Commodore -- e com motor V8 de 300 cv

Texto: Fabrício Samahá - Fotos: divulgação

Com suas longas distâncias e um claro gosto pela mecânica norte-americana, a Austrália é um país peculiar em termos de automóveis. O modelo mais vendido é o VT Commodore -- nosso bem conhecido Omega -- da Holden, subsidiária da General Motors, e tanto ela como a Ford oferecem modelos ainda maiores, com comprimento na casa dos 5,10 metros.

Apesar do enorme entreeixos -- 2,939 metros --, o VU Ute tem linhas equilibradas e esportivas, com interessante desenho das colunas traseiras

Assim, não surpreende que o último lançamento da Holden seja um picape derivado, justamente, do VT Commodore. Denominado VU Ute, ele substitui um modelo de dez anos e dá prosseguimento a uma trajetória de sucesso que já dura meio século.

Praticamente idêntico ao sedã visto de frente, o picape utiliza o entreeixos mais longo da perua da linha (2,939 m) e tem apenas cabine simples, em três versões de acabamento -- básico, S e SS. Atrás das duas únicas portas, pequenos vidros dão um ar de cabine estendida e ajudam na estética da longa caçamba. A capacidade de carga da versão básica é de 830 kg, pouco mais que nosso S10 a gasolina. Na SS cai para 665 kg.

Pela primeira vez um picape australiano utiliza suspensão traseira independente,
que em conjunto com as rodas de 17 pol da versão SS traz estabilidade de esportivo

Novidade no VU Ute é o emprego, pela primeira vez num picape australiano, de suspensão traseira independente, responsável pelo conforto e estabilidade de um bom automóvel. O motor das duas primeiras versões é o V6 de 3,8 litros e 200 cv que temos no Omega, unidade bastante utilizada também na produção norte-americana da GM. Há também uma versão bicombustível, movida tanto a gasolina quanto a gás liquefeito de petróleo -- nosso GLP, aqui proibido para veículos por ser subsidiado para uso doméstico.

As coisas esquentam mesmo na versão SS. Por fora, exibe rodas de 17 pol, saias laterais e a mesma frente retrabalhada do sedã esportivo da linha (saiba mais). Por dentro, volante revestido em couro, bancos esportivos, duas bolsas infláveis e acabamento exclusivo. Sob o capô, esta versão traz um V8 de 5,7 litros e 300 cv, todo de alumínio, derivado do que equipa o Chevrolet Corvette.
Das três versões de acabamento, duas adotam o motor V6 de nosso Omega, e a de topo, um V8 de 5,7 litros derivado do que equipa o Corvette

Embora a Holden não divulgue índices de desempenho do picape, o sedã de mesma mecânica acelera de 0 a 100 km/h em 6,5 s e ultrapassa 225 km/h -- desempenho para picapeiro nenhum colocar defeito.

Ficha técnica
MOTOR - longitudinal, 8 cilindros em V; comando no bloco, duas válvulas por cilindro. Cilindrada: 5.665 cm3. Potência máxima: 300 cv a 5.000 rpm. Torque máximo: 45,5 m.kgf a 4.400 rpm.
CÂMBIO - automático, 4 marchas; tração traseira.
FREIOS - dianteiros a disco ventilado, traseiros a disco; antitravamento.
DIREÇÃO - assistida.
DIMENSÕES - comprimento, 5,049 m; largura, 1,845 m; entreeixos, 2,939 m; capacidade do tanque, 70 l; capacidade de carga, 665 kg; peso, ND.
DESEMPENHO - ND.
Dados do fabricante. ND = não disponível.

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