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Do conceito para a garagem... de poucos

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Três anos depois de apresentar o estudo Carrera GT, a
Porsche mostra em Genebra seu modelo definitivo

Texto: Thiago Mariz - Fotos: divulgação

Que um carro carregando o emblema Porsche chama a atenção, isso todos já sabem. Mas parece que a fábrica alemã nunca causou tanto frisson em relação a um modelo como o que vem ocorrendo com o novíssimo Carrera GT. Apresentado como conceito à época do Salão de Paris de 2000, quando a imprensa só o conheceu no dia de abertura do evento, o carro -- agora em versão definitiva -- ganha as linhas de produção este ano. O lançamento oficial é no 73°. Salão de Genebra, na Suíça, em 6 de março.

Pouca coisa mudou em relação ao conceito de três anos atrás. As linhas deste roadster continuam surpreendentes. A frente é clássica e carrega o DNA da Porsche, principalmente nas formas dos pára-lamas. Os faróis mantêm as características dos modelos da marca, mas desta vez uma lente abriga dois conjuntos ópticos em cada unidade, tal qual os BMWs. Os pára-choques são envolventes e contam com amplas tomadas de ar ao estilo "boca de tubarão".

Sem grandes alterações de estilo desde o conceito de Paris em 2000, o Carrera GT chega inovando no composto da carroceria. O teto possui duas partes leves (apenas 2,4 kg) e removíveis

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No conceito havia ainda duas unidades auxiliares de iluminação próximas às tomadas de ar, o que não ocorre no modelo definitivo. As tomadas de ar ainda estão presentes nas laterais das portas, com grandes vincos por toda a carroceria. Já a traseira é bem diferente do que se espera de um Porsche, mas nada que desagrade.

Pelo contrário: o prolongamento da linha da cintura, bastante alta e abaulada, termina em um belíssimo aerofólio bem integrado ao desenho. O pára-choque traseiro praticamente se resume a um espaço destinado à placa e a duas saídas de escape, uma de cada lado. Completa o desenho um par de luzes de neblina e belas lanternas semelhantes às do Boxster.

O motor do conceito (ao lado) cresceu de 5,5 para 5,7 litros, passando de 550 para 612 cv de potência. É um V10, o que seria inédito na Porsche se não houvesse um projeto de 1939 que não chegou às ruas

O Carrera GT vem representar o topo da oferta da marca de Stuttgart. As linhas robustas, com inspiração em automóveis de corrida, se completam com um motor desenvolvido para competição. Os engenheiros do Centro de Desenvolvimento de Weissach aumentaram a cilindrada de 5,5 litros no conceito para 5,7 litros na versão final. A potência do V10 -- configuração ainda rara em todo o mundo e que seria inédita na marca, não fosse um projeto do Professor Ferdinand Porsche em 1939 --, com lubrificação por cárter seco, é de 612 cv a 8.000 rpm, e o torque, de 60,1 m.kgf. Continua

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Data de publicação: 8/2/03

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