Best Cars Web Site

A prova de fogo do S10

Pickup médio da GM renova visual para
enfrentar a fortalecida concorrência

Texto e fotos: Fabrício Samahá

Pioneiro no segmento médio (mid-size) entre os pickups produzidos no Brasil, o Chevrolet S10 encontra hoje forte concorrência no novo Dodge Dakota, no reestilizado Ford Ranger e no Mitsubishi L200 agora montado em Goiás. Foi para analisar suas chances nesse mercado que o Best Cars avaliou, por cerca de 1.000 quilômetros, um S10 DeLuxe V6 de cabine estendida.

A novidade da linha -- extensiva ao Blazer -- para 1999 está na cara, ou melhor, na frente. Grade maior e pára-choque mais parrudo dão ar agressivo ao pickup, não tendo havido alterações em faróis (com duplo refletor e lente de plástico policarbonato) ou componentes metálicos. Luzes de direção dianteiras brancas e traseiras fumê, novas rodas e logotipos completam o pacote de mudanças, de resultado discutível. Ainda há quem prefira a versão anterior, com frente mais suave em harmonia com as linhas delicadas da carroceria.

Cabine estendida permite levar bagagem no interior, ajustar
melhor os bancos e levar mais duas pessoas em emergências

Pickups de cabine estendida podem parecer um contra-senso para alguns, pois medem tanto quanto os de cabine dupla e quatro portas (5,15 metros neste caso) e não oferecem o mesmo espaço, conforto e facilidade de acesso. Mas reúnem um interessante pacote de vantagens sobre os de cabine simples: pode-se ajustar melhor os bancos (e mesmo recliná-los, embora descansar no carro já não seja comum como em outros tempos), transportar bagagem no interior do veículo, protegida de furto e das intempéries, e ainda levar dois passageiros em pequenos percursos nos bancos traseiros escamoteáveis. Evita-se o sol na nuca do motorista, pois o vidro traseiro fica mais distante, e ganham-se pequenas janelas laterais basculantes para melhorar a renovação de ar.

Esse conjunto fica ainda mais atraente com a opção de bancos dianteiros individuais, com encosto de cabeça e apoio lombar ajustáveis, como na unidade avaliada. Um amplo console aloja copos, fitas-cassete e todos aqueles itens que vão sendo deixados no carro. O painel é completo e o volante regulável em altura, mas os pedais poderiam ficar mais centrados em relação ao banco. Itens de grande conveniência, como controles elétricos de vidros, travas e retrovisores, alarme de comando re