Best Cars Web Site
Supercarros

Texto: Fabrício Samahá - Fotos: divulgação

Aston Vignale, luxo artesanal para o século XXI

Clique para ampliar a imagem

O Salão de Genebra de 1993 marcou a retomada de uma parceria abandonada quase 40 anos antes, entre a inglesa Aston Martin Lagonda e o estúdio de estilo italiano Ghia.

A proposta era avaliar a viabilidade da produção artesanal de um carro de alto luxo no século XXI.
Utilizando-se de recursos da Ford, já na época proprietária da Aston, as empresas desenvolveram o conceito Aston Martin Lagonda Vignale, apresentado no Salão de Turim -- tradicional palco para estudos de desenho -- de 1994.

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

De linhas alongadas e sofisticadas, o Vignale trazia recursos como o recolhimento automático do volante quando a porta do motorista era aberta, para facilitar sua entrada e saída, retornando depois à posição escolhida.

O interior era claramente inspirado em modelos clássicos, do volante aos bancos. Comandos circulares entre os assentos dianteiros comandavam funções como o sistema de áudio. Atrás de seus encostos, pequenas telas de TV traziam entretenimento aos passageiros do banco traseiro.

O motor V12 desenvolvia 400 cv. Havia intenção de, com o apoio financeiro da Ford, colocar no mercado esse Aston de luxo antes do fim do século, o que não se concretizou.


Clique nas imagens para ampliá-las

Supercarros - Página principal - e-mail

© Copyright 2001 - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados