O dia-a-dia com estilo

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Com algumas soluções práticas e um ar futurista, a BMW
F650 CS Scarver impressiona pelo porte e praticidade

Texto: Ricardo Peres - Fotos: divulgação

Normalmente as motos da BMW (Bayerische Motoren Werke ou Fábrica de Motores da Bavária) são sofisticadas e luxuosas, como a K 1200 LT, ou possuem características tradicionalíssimas, como a transmissão a cardã presente desde 1923 com a R32. O primeiro modelo produzido pela marca da hélice estilizada também possuía um motor boxer de dois cilindros, tradição que ainda predomina nas séries R e K (exceto a K 1200 RS, com quatro cilindros em linha). Outra exclusividade, porém bem mais atual, é a suspensão dianteira do tipo Telelever e traseira do tipo Paralever.

A F650 CS Scarver pode não ter herdado todas essas características de suas irmãs maiores, mas, como a proposta era desenvolver uma estradeira mais simples e robusta, foi mantida apenas a idéia da balança monobraço na traseira, pois facilita a desmontagem da roda, se necessário, além de conferir um ar mais esportivo e ciclística mais aprimorada.

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Uma BMW com soluções peculiares, a começar pelo desenho esguio e esportivo

Outra grande praticidade, esta inédita para a marca, foi a adoção de transmissão a correia dentada. Sendo um sistema mais limpo e que exige bem menos manutenção, tem grande vantagem em relação à corrente, presente na marca apenas na F650 GS. Além disso, torna a pilotagem mais suave. A adoção de uma roda dianteira de 17 pol diminui o efeito giroscópico e facilita as mudanças de direção, para ganho em agilidade.

Para uso urbano, pressupõe-se um motor compacto, robusto e elástico. Isso foi conseguido com a adoção do mesmo propulsor da F650 GS: um moderno monocilíndrico com quatro válvulas e 652 cm³, que produz 50 cv de potência a 6.800 rpm e 6 m.kgf de torque a 5.500 rpm. Atesta sua elasticidade o fato de em torno de 85% do torque estar disponível entre 3.500 e 7.000 rpm, faixa de rotação em que mais se anda na pilotagem urbana. Em alguns mercados europeus, para atender a legislações específicas, a BMW efetua uma redução de potência para 34 cv, remapeando a injeção eletrônica.

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Acessórios como porta-objetos podem ser adicionados para deixar a Scarver mais prática

Com o motor de 50 cv e a transmissão a correia dentada, que minimiza as perdas de energia, a Scarver oferece respostas muito rápidas e leva o piloto de 0 a 100 km/h em 5,1 segundos, chegando a uma velocidade final de 175 km/h, segundo o fabricante. Mesmo com esse desempenho expressivo, pode-se considerar a CS uma moto econômica, pois apresenta um consumo de 20 km/l a 120 km/h.

O que resta da combustão do propulsor vai para um sistema de escapamento muito avançado: foram integrados ao silenciador da Scarver um sensor de oxigênio e um catalisador para controle de emissões. Esta BMW também exibe atributos que trazem requinte e versatilidade. Para apimentar o visual são oferecidos retrovisores e kit de coberturas cromados para o silenciador do escapamento e o painel, além de uma semicarenagem em fibra de carbono cobrindo parcialmente o motor. Continua

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Data de publicação: 6/4/04

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