Best Cars Web Site Supermotos

A materialização do sonho

Clique para ampliar a imagem

Exuberante no estilo e na técnica, a Valkyrie Rune
mostra o que a Honda pretendia com o conceito Type 2

Texto: Fabrício Samahá - Fotos: divulgação

No mundo dos automóveis já se tornou habitual ver, pouco tempo depois, chegarem às lojas os ousados modelos conceituais apresentados nos salões. Mas em se tratando de motocicletas essa prática ainda é rara: poucas propostas de conceito — a Honda NR 750 e a Yamaha GTS 1000 são exemplos — foram colocadas à disposição do consumidor.

Agora a história se repete, e logo em um segmento que não costuma primar pela inovação: o das cruisers, as estradeiras de estilo clássico e grande cilindrada, simbolizadas pelas americanas Harley-Davidsons. A ousadia é novamente da Honda, que apresentou em setembro do ano passado, no Salão de Munique, e coloca à venda em julho nos Estados Unidos — é produzida no estado de Ohio — a NRX 1800 Valkyrie Rune.

A não ser por detalhes como as luzes de direção, ela se confunde com a Type 2 de
conceito; o painel digital fica sobre o tanque e os cromados estão por todos os lados

Alguns leitores devem ter notado uma familiaridade com seu estilo: a Rune deriva diretamente da Type 2, estrela de salões em 2000 e 2001, uma das quatro motos conceituais de estilo custom que a Honda apresentou nos últimos cinco anos. Quase se pode dizer que só foram adicionados os refletores laterais e as luzes de direção.

O restante foi todo mantido, da exata combinação de elementos cromados (são assim todos os comandos manuais, as manetes e até o cilindro-mestre de freio) e de alumínio à lanterna traseira composta por LEDs, passando pela carenagem que envolve o enorme radiador. Este último foi um dos muitos pontos controvertidos entre o pessoal de Estilo e o de Engenharia, pois a solução proposta por uns não estava de acordo com as exigências dos outros — mas o resultado foi bom para ambas as partes, como se pode notar.

Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem

Em vinho, preto ou azul, o mesmo estilo impressionante: baixa, longa e intimidadora,
a Valkyrie Rune cria um segmento próprio, até pelo preço -- US$ 25 mil nos EUA!

Sentado sobre a Rune, com a sensação de uma distância entre eixos ainda maior que seu 1,75 metro, em função do desenho da suspensão dianteira (leia adiante), o piloto tem à frente apenas uma seqüência de luzes-piloto onde normalmente ficaria o painel. Os instrumentos, de leitura digital, concentram-se em um mostrador no topo do tanque.

O mais surpreendente, porém, não é a semelhança de linhas, mas o fato de que a sofisticada mecânica apresentada naquele estudo está agora circulando pelas ruas americanas. "Disseram-nos que o custo da Rune não deveria ser considerado — isso nunca aconteceu antes!", entusiasma-se o diretor do projeto, Martin Manchester. Só assim a equipe pôde levar adiante as propostas avançadas do conceito, com destaque para a parte ciclística. Continua

Motos - Página principal - e-mail

Data de publicação: 22/7/03

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados