Clique para ampliar a imagem

Uma BMW para
gostos ousados



A marca alemã traz ao
Brasil a Rockster, versão
mais esportiva da R 1150 R


Texto: Bob Sharp - Fotos: divulgação

A divisão de motocicletas da BMW apresentou no Brasil a versão Rockster da R 1150 R, de pintura e posição de pilotagem mais esportivas, esta graças ao guidão mais baixo e avançado e ao banco mais alto (835 mm, ante 720 a 820 da Roadster). O peso do piloto aumenta na dianteira, para melhor resposta nas mudanças de direção.

A Rockster havia sido apresentada como conceito em outubro do ano passado. Inicia-se com o modelo a solução de duas velas por cilindro, para enquadramento na normas de emissões EU 2, que vigoram a partir de janeiro próximo na Europa. A segunda vela é menor, tipo 10 mm (14 mm, a normal), como nos carros Alfa Romeo 147 e 156 2,0 Twin Spark. O torque de 10 m.kgf e a potência de 85 cv permanecem inalterados.

Os demais modelos de motor de dois cilindros horizontais também receberão a ignição dupla, que é simultânea, isto é, o disparo de centelha ocorre ao mesmo tempo nas duas velas. Chega também novo câmbio engrenagens com dentes mais altos e estreitos, para funcionamento com menos ruído e trocas de marchas mais suaves e silenciosas, segundo o importador.

Sendo uma naked bike, ou moto sem carenagem, a R 1150 R vem com uma pequena cobertura o quadro de instrumentos, desenhada para que o fluxo de ar não atinja em cheio a parte superior do corpo do piloto. A peça é fixada num suporte de alumínio, garantindo estética perfeita. Ainda dentro do caráter esportivo da Rockster, há um porta-bagagem de alumínio opcional que pode ser instalado no lugar do banco do garupa.

Além da pintura exótica, disponível apenas nas combinações mostradas nas fotos, a Rockster ganhou guidão mais baixo e banco mais alto, para posição de pilotagem mais esportiva

Só há duas cores na nova moto BMW, Preto Fosco/Citrus Metálico e preto Fosco/Laranja Metálico, conferindo-lhe personalidade própria. O detalhe do pára-lama dianteiro em plástico reforçado com fibra de carbono reforça o visual de alta tecnologia. Os garfos da suspensão dianteira estão mais leves e melhoram a precisão de pilotagem. A suspensão traseira teve recalibrados mola e amortecedor.

A Rockster pode opcionalmente vir equipada com freios antitravamento integral parcial (ABS) EVO, que incluem a função de distribuição eletrônica das forças de frenagem (EBD). A bomba do ABS promove também redução de esforço na manete e no pedal de freio. Com o EBD a atuação do freio traseiro, básica em 30%, pode chegar a 60% no caso de transportar garupa, aumentando a segurança.

O funcionamento integral parcial permite que a aplicação do freio dianteiro leve à ação simultânea do traseiro (se total, não-disponível na Rockster, ocorrerá a ação dos dois freios, não importa qual comando seja utilizado). O sensor de rotação para o ABS fica no cardã agora, onde não sofre influência externa. A nova roda traseira 5,5 x 17 pol, com pneu 180/55, proporciona visual atraente e realça a tração e a estabilidade do modelo.

O preço público sugerido da R 1150 R Rockster, completa com ABS, é R$ 73.900. Sem o opcional, cai para R$ 67.900. As vendas iniciam-se em junho e a BMW espera vendê-la à razão de 40 unidades por ano.

Página principal - e-mail

Data de publicação: 27/5/03

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados