Embalada para viagem

Clique para ampliar a imagem

A R 1200 RT, que renova a oferta da BMW em estradeira
com motor boxer, traz bons recursos de tecnologia

Texto: Fabrício Samahá - Fotos: divulgação

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Da configuração do motor às suspensões, as motos da BMW são peculiares. A R 1200 RT traz novo desenho, ajuste eletrônico de amortecimento e o dois-cilindros opostos mais moderno, com duas velas em cada

A BMW expande sua linha dotada do novo motor boxer. Depois da R 1200 GS, de uso misto, lançada no segundo trimestre do ano, chega a estradeira de turismo R 1200 RT.

Em relação à conhecida R 1150 RT, a 1200 traz 16% mais de potência e 20 kg a menos. O motor de dois cilindros horizontais opostos e 1.170 cm³, dotado de duas velas e quatro válvulas por cilindro e injeção eletrônica, desenvolve 110 cv a 7.500 rpm e torque máximo de 11,7 m.kgf a 6.000 rpm. O peso em ordem de marcha de 259 kg (a seco, 229) contribui para a boa aceleração de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos. A BMW informa apenas "mais de 200 km/h" como sua velocidade máxima.

As suspensões são Paralever na traseira, integrada à árvore de transmissão, e Telelever na dianteira com efeito antimergulho (evita que a frente "afunde" nas frenagens fortes), características da marca. O quadro é de aço. Como opção há o ESA (Electronic Suspension Adjustment ou ajuste eletrônico da suspensão), lançado na K 1200 S, que permite ao piloto regular a carga de amortecimento por um botão no guidão. Os freios trazem sistema antitravamento (ABS) integral parcial como equipamento de série.

Em prol do conforto, a nova RT oferece ajuste elétrico do pára-brisa (em até 14 cm), ajuste de altura do assento (de 78 a 80 cm e de 82 a 84 cm do solo, conforme o banco escolhido) e maletas rígidas (com volume de 32 litros cada) de série, com trava em quatro pontos. O painel possui velocímetro e conta-giros analógicos e uma tela plana de informações, que mostra temperatura do óleo, nível do combustível, marcha engatada, hora e temperatura atual do assento, caso dotada de banco aquecido opcional. Também é disponível um computador de bordo. Para segurança contra furto, um imobilizador eletrônico é de série.

Os acessórios compõem uma variada lista: assento rebaixado e com aquecimento, manoplas aquecidas, tomada de força adicional, kit para rádio, rádio com toca-CDs, controlador de velocidade, porta-bagagens central (topcase) em tamanho grande ou pequeno, sistema de navegação, além da escolha de cor do assentos (cinza ou preto) e do defletor do motor (ardósia escura metálica ou alumínio branco metálico).

A BMW ainda não definiu quando a R 1200 RT chega ao Brasil e qual será seu preço por aqui.

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem
Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem

Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail

Data de publicação: 11/12/04

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados