A hora de acelerar

Clique para ampliar a imagem

Aos 25 anos a Buell apresenta a 1125 R, com motor
austríaco e capaz de desempenho muito superior

Texto: Fabrício Samahá - Fotos: divulgação
Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Motos originais no desenho e na técnica, mas inferiores em potência às concorrentes japonesas: este vinha sendo o modo de trabalho da Buell, a divisão esportiva do grupo americano Harley-Davidson. Agora, em comemoração aos 25 anos da marca em 2008, surge uma moto para romper alguns padrões: a 1125 R.

Não se engane: muitos elementos típicos da Buell permanecem, como o quadro de alumínio com seção larga que serve de tanque de combustível, o silenciador de escapamento sob o motor, a transmissão final com correia dentada e o enorme freio dianteiro, com o disco fixado ao aro da roda e não a seu cubo. Mas as novidades da 1125 R começam no motor Helicon de dois cilindros em "V" a 72 graus, refrigerado a água (em vez de ar e óleo como na linha XB), com duplo comando de válvulas nos cabeçotes (na XB vem no bloco) e injeção eletrônica. Desenvolvido pela BRP-Rotax e fabricado na Áustria, ele fornece a potência de 146 cv a 9.800 rpm e o torque de 11,3 m.kgf a 8.000 rpm. Como referência, a XB 12 S de cilindrada semelhante fica em 103 cv.

A 1125 R baseia-se em um quadro com 1,38 metro de entreeixos, 63 mm maior que o da XB. Fatores como peso baixo (170 kg a seco) e bem distribuído (54% à frente, 46% atrás), baixo centro de gravidade (a posição do silenciador contribui) e cuidadoso estudo aerodinâmico mostram que a Buell não poupou esforços para obter desempenho e estabilidade. Nota-se também a atenção ao conforto acústico: o motor conta com três árvores de balanceamento, para anular vibrações, e o silenciador tem uma câmara Helmholtz que reduz o nível de ruído sem o uso da válvula de controle presente na XB.

Em torno de tudo isso, um desenho esportivo e ousado. A empresa fundada em 1983 por Erik Buell, e que passou às mãos da Harley em 1998, parece hoje em sua melhor forma.

Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem

Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail

Data de publicação: 17/7/07

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados