Tradição com tempero esportivo

Clique para ampliar a imagem

O clássico boxer de dois cilindros da BMW evolui na HP2
Sport, a moto mais potente e leve com essa configuração

Texto: Fabrício Samahá - Fotos: divulgação

Quando se trata de motos, a alemã BMW costuma ser mais associada ao conforto dos modelos de turismo, à valentia das grandes uso-misto GS e à tecnologia em suspensões e freios. Raramente a sigla representa, no universo de duas rodas, a esportividade que seus automóveis esbanjam. Mas isso tem data para mudar: começa agora com o lançamento da HP2 Sport no Salão de Paris.

A empresa de Munique a define como a moto mais leve, potente e esportiva que já produziu com a clássica configuração boxer, de cilindros opostos. Embora baseada na R 1200 S, a HP2 tem desenho próprio, com destaque para a carenagem de fibra de carbono, a exposição parcial do motor e, na traseira, as saídas de escapamento que tomam o lugar habitual da lanterna. O painel de instrumentos inspirado nos modelos de MotoGP é todo digital, com conta-giros em escala curva.

O motor de dois cilindros tem relação com o da versão de competição da R 1200 S, usada em provas de longa duração. Primeiro boxer da marca com duplo comando de válvulas, desenvolve a potência de 128 cv a 8.750 rpm e o torque de 11,7 m.kgf a 6.000 rpm. Diante do peso a seco de apenas 178 kg, a relação peso-potência é de 1,4 kg/cv, comparável à de esportivas japonesas de quatro cilindros e 600 cm
³. São 6 cv a mais e 12 kg a menos que na R 1200 S.

Também é derivado desse modelo o quadro da HP2 Sport, mas ela traz outras novidades técnicas. É a primeira moto de série para rua com QuickShifter, mecanismo aplicado ao câmbio que permite trocas de marcha sem acionar a embreagem ou aliviar o acelerador. O sistema antitravamento (ABS), que nesta moto é opcional, pode ser desativado para uso nas pistas.

De resto, a mecânica inclui recursos como suspensão traseira monobraço Paralever (com componentes Öhlins como a dianteira Telelever), rodas de alumínio forjado e freios Brembo com montagem radial das pinças.

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem

Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail

Data de publicação: 3/10/07

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados