O pai da pantera

De piloto a construtor de carros de corrida e depois de esportivos
de rua, Alejandro De Tomaso mostrou ter gasolina nas veias

Texto: José Geraldo Fonseca - Fotos: divulgação

De Tomaso na sede mundial da Ford com o Pantera (no alto) e no Osca compartilhado com Colin Davis na 24 Horas de Le Mans de 1958, acima

O Fórmula 2 com motor Osca (em cima), primeiro carro construído pela De Tomaso, em 1959, e o modelo 801 de 1962, já com um motor próprio

O 505 foi projetado para a equipe Williams e usava motor Ford Cosworth

O emblema dos carros De Tomaso — um "T" estilizado sobre as cores azul e branco — é uma homenagem de seu fundador, Alejandro de Tomaso, a sua terra natal: a Argentina. Automobilista e industrial, ele nasceu em Buenos Aires em 10 de julho de 1928. A família de seu pai era da Itália, e a de sua mãe, de ricos argentinos. O pai foi ministro da agricultura do país sul-americano e morreu de ataque cardíaco já aos 38 anos. Por esse motivo, Alejandro deixou a escola aos 15 anos para aprender sobre o negócio da família — gado.

Chegou a trabalhar como motorista de caminhão e, aos 20, assumiu o comando das fazendas, tempo em que também esteve envolvido com outras duas vocações: a carreira de piloto, com um Bugatti antigo, e a de jornalista, opondo-se ao então presidente Juan Peron. Em 1955 ele foi um dos pilotos que dirigiram um Maserati até a vitória em sua classe em uma corrida em Buenos Aires. No mesmo ano, descontente com a política do país, resolveu ir para a terra natal de seu pai, estabelecendo-se em Modena.

Lá conseguiu emprego como mecânico de Maserati. Logo se tornou piloto para a mesma empresa e para a Osca. Não demorou muito, com sua experiência em corridas, para iniciar a condução da equipe Maserati. Um dia, na fábrica, uma piloto de corrida — Elizabeth Haskins — foi negociar um novo carro para competir. Norte-americana herdeira de grande fortuna, ela havia sido muito bem-sucedida em corridas dirigindo um Siata. Alejandro e ela se conheceram e se tornaram um conhecido casal nas pistas.

Em 1957 conseguiram juntos o sexto lugar, primeiro na classe, da 1.000 Quilômetros de Buenos Aires com um Osca. Casaram-se, ela mudando seu nome para Isabelle Haskell, e continuaram correndo. No ano seguinte venceram em sua classe a 12 Horas de Sebring, também com Osca, e Alejandro ainda revezou-se na pilotagem com Colin Davis na 24 Horas de Le Mans, chegando em 11º lugar. De Tomaso chegou a pilotar em duas corridas de Fórmula 1: o GP da Argentina de 1957, com um Ferrari 500, quando chegou em 9º lugar; e o GP dos EUA de 1959, em Sebring, prova que abandonou por problemas nos freios do Cooper T43 com motor Osca.

No mesmo ano fundava a De Tomaso Automobili, em Modena, para a construção de protótipos e carros de corrida. Logo a empresa passou a se dedicar a carros esporte de alto desempenho, a maioria com chassi em espinha dorsal de alumínio, que passou a ser a marca registrada técnica da empresa. Foi o ponto inicial para um império de negócios. O primeiro carro foi um Fórmula 2 com motor Osca de 1,5 litro, duplo comando e 135 cv e chassi Cooper. O próximo foi um Fórmula Júnior chamado Isis, com motor Fiat 1100. Outro carro para essa categoria vinha em 1962 com motor Ford-Holbay de 1,0 litro e câmbio próprio de cinco marchas.

Embora sem formação em engenharia, Alejandro tinha grandes ideias que passava a seus engenheiros para serem concluídas. No entanto, ainda não encontrara o sucesso que queria, embora tenha chegado a fazer até carros de Fórmula 1. O primeiro, chamado De Tomaso F1, estreou no GP da França em julho de 1961 pela equipe Sereníssima, pilotado por Maurice Trintignant e Scarlatti, com motor Osca. No GP de Monza, dois meses depois, estreou a equipe De Tomaso, com o mesmo carro agora dotado de motor Alfa Romeo e pilotado por Bussinello. O carro pesava apenas 467 kg. No ano seguinte a De Tomaso correu com um novo carro, o 801, que usava motor próprio de oito cilindros opostos — substituído na última etapa do campeonato por um propulsor Ferrari 156. Continua

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Data de publicação: 31/8/10

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