Best Cars Web Site
Guia de Compra

Para ir mais rápido

As versões do Palio com motores de 1,5 a 1,8 litro são boas
escolhas para quem quer agilidade em um carro pequeno

Texto: Alberto Polo Jr. - Fotos: Renato Araújo

Ideal para quem procura por um carro compacto, porém não está interessado na morosidade dos motores de 1,0 litro: assim podem ser definidas as versões do Palio com motores maiores — 1,5, 1,6 e 1,8 de oito válvulas e 1,6 16V. Os preços são próximos aos das versões 1.000, partindo de R$ 10.500, mas a oferta é pequena e demanda uma boa procura.

Lançado em 1996 (leia história), o Palio chegou em duas versões de acabamento. A mais simples era a EL e trazia apenas imobilizador, vidros verdes e pára-choques pintados na cor da carroceria. O motor era um 1,5-litro com injeção multiponto e 76 cv de potência. A versão de topo foi batizada 16V em função do motor 1,6 16V de 106 cv. Trazia direção assistida, vidros e travas com acionamento elétrico, além dos itens já contidos na EL. Ambas podiam receber diversos opcionais, que iam de ar-condicionado a teto solar, passando por bolsas infláveis frontais e freios antitravamento (ABS).

Em 1998, a versão EL ganhava o motor 1,6 com injeção monoponto e 82 cv, de origem argentina. Direção assistida, vidros e travas elétricos passavam a ser de série. Meses depois, o propulsor recebia injeção multiponto e saltava para 92 cv. Em 1999 a versão EL passava a se chamar ELX e, um ano depois, tinha seu motor 1,6 substituído pelo Fire 1,25 16V, já abordado em outro Guia de Compra.

No final de 2000 a linha Palio passava por um ampla reestilização, ganhando dianteira, traseira e interior renovados. O motor 1,6 16V permanecia nas versões ELX (com direção assistida e vidros e travas elétricos) e a de topo Stile, que adicionava ar-condicionado, retrovisores elétricos e interior mais luxuoso. Em 2003 a Fiat abandonava o motor 1,6 16V, em razão do custo elevado de sua importação da Itália. No lugar era adotado o 1,8 de origem GM (e produzido pela extinta Powertrain) com 103 cv e maior torque.

As versões mudavam para EX (com direção assistida) e ELX, que adicionava vidros e travas elétricos, maçanetas e retrovisores na cor da carroceria e rodas de alumínio de 14 pol. Em seguida o motor 1,5 retornava na versão a álcool, com 77 cv, mas duraria só até a chegada da linha 2004. Esta trazia outra renovação da frente, traseira e interior, permanecendo disponível o motor 1,8. Continua

O Palio EL 1,5 é o mais barato dos modelos deste Guia, mas seu motor não era dos mais robustos nem potentes

Avaliações - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail

Data de publicação: 9/4/05

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados