Best Cars Web Site
Guia de Compra

Opção (não muito) econômica

Apesar do alto consumo, o Palio com motor Fiasa 1,0
tem grandes qualidades como carro de uso urbano

Texto: Alberto Polo Jr. - Edição: Fabrício Samahá - Fotos: Renato Araújo

Ele chegou em 1996 com a missão de substituir o consagrado Uno Mille. Conseguiu? Não exatamente, pois o Mille continua em linha. De qualquer forma, o Fiat Palio conquistou seu espaço e é vice-líder do mercado de carros novos há anos. Com tamanha produção, o mercado de seminovos está repleto de boas opções do modelo, muitas delas com o motor Fiasa de 1,0 litro e 61 cv, o foco deste Guia de Compra. Seus preços, sujeitos a alterações conforme a região e o estado de conservação, estão entre R$ 7.700 (Palio ED 1,0 três-portas 1996) e R$ 14.000 (ELX cinco-portas completo 2000).

Do Uno, o Palio herdou o bom espaço interno e a elevada posição de dirigir. É um carro ágil e relativamente confortável, com um porta-malas adequado para sua proposta. A versão cinco-portas é a mais procurada e também a mais interessante. Modelos com ar-condicionado, freios antitravamento (ABS) e bolsas infláveis são raros, mas a direção assistida é comum nas versões EDX e ELX, assim como controle elétrico dos vidros e da trava das portas.

Palio EDX 1998, no alto, e EX 2000, ao lado: acabamento simples, bom espaço interno e desempenho razoável em alta rotação

Quando o Palio 1,0 chegou ao mercado, era oferecido em duas versões: ED, apenas com três portas, e EDX, com três ou cinco portas. Ambas contavam com o mesmo motor -- o Fiasa MPI, projeto originário do Fiat 147, mas com injeção multiponto, 61 cv de potência e 8,1 m.kgf de torque. Seu desempenho é bem razoável, mas requer o hábito de trabalhar em altas rotações, pois em baixas o torque deixa a desejar.

Em 1997, a versão ED ganhou a versão cinco-portas e, um ano depois, a EDX passou a oferecer direção assistida de série. Também em meados de 1998 a versão EX entrou no lugar da ED; meses depois a ELX substituiu a EDX. Em 1999 uma série especial, em comemoração aos 500 anos do Brasil, estreou nas lojas. Com base na ELX, trazia rodas de alumínio de 14 pol, pára-choques e retrovisores na cor da carroceria e acabamento interno em veludo.

As versões de acabamento mais simples e de três portas não são as mais interessantes, pois há boa oferta de Palios com mais equipamentos e cinco portas a preço pouco superior

Outra novidade foi o Palio Citymatic, com embreagem automática, que vendeu pouco e -- apesar de muito conveniente no trânsito denso -- não tem grande aceitação no mercado. Em setembro de 2000, quando foi lançada a linha Palio reestilizada, com motores Fire, a carroceria e o motor Fiasa continuaram em produção sob a denominação de Palio Young, versão que em 2001 recebeu o motor Fire e, no ano passado, deu lugar em definitivo ao novo modelo. Continua

Avaliações - Página principal - e-mail

Data de publicação: 15/3/03

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados