Best Cars Web Site
Guia de Compra

Beleza interior

Mesmo não sendo uma unanimidade por seu desenho,
o Fiat Doblò é boa opção a quem necessita de espaço

Texto: Alberto Polo Jr. - Fotos: Renato Araújo

Tachado de feio por muitos, porém elogiado por seus proprietários, o Fiat Doblò é uma boa opção para quem precisa do espaço e da versatilidade de uma minivan por um preço mais acessível. Definido como um furgão de passageiros, dispõe de uma oferta razoável e boa aceitação no mercado de usados. E tem preços partindo dos R$ 27 mil.

O Doblò estreou no mercado europeu em 2000 e chegou ao Brasil um ano depois, nas configurações para passageiros e carga (Doblò Cargo). Na época – e até hoje, pode-se dizer – causou estranheza. Harmonia, definitivamente, não foi a regra para a equipe do projetista Peter Fassbender, hoje na Fiat brasileira. Os volumes são desproporcionais, com frente baixa, teto alto e traseira quadrada. O estilo diferente continua com a avantajada área envidraçada, uma imensa grade do radiador que divide o conjunto ótico dianteiro em dois, vincos pronunciados nas laterais e lanternas posteriores com grandes molduras pretas nas colunas.

O painel segue o mesmo padrão da carroceria, com linhas ousadas e incomuns. O espaço, entretanto, compensa as críticas ao estilo. O furgão comporta uma família com conforto e conta com vários porta-objetos espalhados pelo interior. Os acessos são facilitados por amplas portas – sendo a lateral traseira de correr – e o porta-malas é imenso.

No Doblò para passageiros (único abordado neste Guia), eram duas as versões de acabamento: EX e ELX. A primeira, básica, trazia de série direção assistida, pára-choques pintados na cor da carroceria e limpador e desembaçador do vidro traseiro. Já a ELX vinha com os mesmos equipamentos e mais ar-condicionado, vidros e travas com acionamento elétrico, bagageiro no teto, entre outros. Os motores também eram dois: Fire 1,25 16V de 80 cv, na EX, e 1,6 16V (o chamado Corsa Lunga) de 106 cv na ELX. Continua

A versão EX 1,25 16V é modesta no acabamento e no desempenho, com apenas 80 cv para todo seu peso, mas oferece interior espaçoso e enorme porta-malas

Avaliações - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail

Data de publicação: 9/10/04

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados