Consultório de Preparação


por Alexandre Makoto


Uno Turbo: pressão, velas e trocas de marcha


Possuo um Uno Turbo 96 e gostaria de saber: para um aumento na pressão do turbo para 1 kg/cm², quais as alterações necessárias no sistema de injeção que não comprometam (tanto) a vida útil do motor? Qual o ganho de potência com essa alteração? Seria interessante eliminar o corte de ignição, permitindo alcançar rotações mais altas? Qual a rotação mais apropriada para as trocas de marcha? Existe alguma vela de ignição que poderia auxiliar no desempenho e consumo? Existe um "macete" bastante utilizado, o aumento de pressão da bomba de combustível (ou linha). Existe ganho real de força em baixas rotações com esse método ou não passa de "gambiarra", significando só maior consumo?

Marcos Gomes de Oliveira
marcog@ibm.net

São Paulo, SP


A melhor forma de preparar um carro já equipado com turbo é realmente o aumento da pressão de operação do sistema. Para adotar uma pressão de 1 kg/cm² no Uno Turbo as alterações são:

- Troca a válvula de alívio do turbocompressor por uma com haste regulável;

- Remapeamento da injeção para aumentar o volume de combustível injetado, visando a uma melhor alimentação do motor nos regimes mais críticos, principalmente quando ocorre o aumento de pressão. É conveniente reajustar também a curva de avanço da ignição, otimizando o torque nas faixas de rotação do motor onde o turbocompressor não atua e adequando-a à nova pressão. Evita-se a detonação, extremamente danosa ao motor, e otimiza-se o consumo.

Caso prefira não fazer o remapeamento, pode ser adotado um módulo eletrônico que gerencia bicos injetores de combustível adicionais e controla o ponto de ignição, alimentando o motor com mistura estequiométrica (isto é, com a proporção exata de ar e combustível) e controlando a curva de avanço da ignição para otimizar o consumo e evitar detonação.

Não há benefício em remover o limite de giros do Uno Turbo, pois a potência cai após o ponto máximo


O aumento de pressão na linha de combustível constitui, sim, adaptação de baixa qualidade e é um indicativo de que a oficina pode não estar capacitada aos serviços a que se propõe. Deve ser evitado, pois aumenta muito o consumo e a emissão de poluentes, além de reduzir a vida útil do catalisador. A mistura de combustível muito rica pode até contaminar o óleo e comprometer a lubrificação. O aumento do volume de combustível injetado deve ocorrer nas faixas de rotação do motor onde a pressão de trabalho for maior que a original, e não em todos os regimes.

O remapeamento de injeção ou uso de módulo de gerenciamento para bicos adicionais podem custar um pouco mais, mas garantem consumo e emissões de poluentes dentro de limites aceitáveis, mantêm a confiabilidade do veículo e evitam prejuízos futuros.

As velas utilizadas devem manter o grau térmico das recomendadas no manual do proprietário, sendo necessária sua troca por modelos mais frios apenas se o aumento de pressão for muito grande, ou quando houver tendência à detonação. Nunca use velas mais "quentes" pois aumentam muito o risco de detonação e a possibilidade de danos ao motor.

A função do limitador de giros é evitar que o motor atinja rotações onde possa ocorrer algum dano a seus componentes, e é sempre programado para funcionar bem depois da rotação de potência máxima. Como a partir daí a potência começa a diminuir (constata-se isso em qualquer de nossas consultas com simulação), não há nenhum benefício em atingir rotações maiores que a programada. Lembre-se que uma vantagem do turbo sobre a preparação aspirada é não elevar a rotação de trabalho do motor.

A troca de marchas deve ser realizada de acordo com a situação. Quando se visa bom desempenho com economia devem ser feitas na rotação de torque máximo. Já quando se prioriza o desempenho devem ser efetuadas pouco acima da rotação de potência máxima, para que com a mudança os giros caiam para pouco abaixo desta rotação. Não há necessidade ou benefício em esticar a marcha além disso, e o uso prolongado do motor em rotação limite acelera de modo significativo seu desgaste.



Volta ao Consultório de Preparação

Volta à página principal


© Copyright 1998/1999 - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados