Consultório de Preparação


por Iran Cartaxo


Uno 1.500: preparação com boa vida útil


Tenho um Uno CS 1.5 i.e. a álcool, ano 94. O que posso fazer para torná-lo mais potente, sem contudo comprometer a vida útil do motor?

Luciano de Oliveira
lucke@tba.com.br
Brasília, DF



Preparar o motor 1.500 da Fiat -- seja com injeção monoponto como o seu, seja com a multiponto utilizada no Palio -- é um pouco difícil, pois não existem muitas opções de venenos para ele. Mas um bom preparador saberá onde encontrar as peças e como cumprir uma boa receita.

Derivado das versões de 1.000, 1.050 e 1.300 cm3, esse motor teve a maior cilindrada obtida apenas pelo aumento do curso dos pistões, que superou o diâmetro dos cilindros (motor subquadrado). Os três motores menores citados, bem como o 1.600 da marca (que é de procedência argentina e tem projeto diferenciado), têm o diâmetro maior que o curso e por isso recebem a denominação de superquadrados.

As curvas de potência (as mais altas) e de torque estimadas para o Uno CS original (em azul), com preparação aspirada (em verde) e com turbo a 0,4 kg/cm2 (em vermelho)

Clique aqui para ver as curvas de potência e torque ampliadas


Motores subquadrados, ou de curso longo, em geral fornecem bom torque em baixa rotação, mas não funcionam bem em regimes muito elevados. Isso inviabiliza uma preparação aspirada mais pesada, que poderia levar seu Uno a rotações inadequadas e provocar ruído, vibrações e desgaste. Por isso, a melhor opção de veneno é a sobrealimentação. Uma preparação aspirada leve também pode ser feita, desde que se eleve a taxa de compressão e se aumente o avanço da curva de ignição através de um bom remapeamento.

Simulamos para seu motor as seguintes receitas:

- Aspirada com comando de 10° a mais de duração e 0,6 mm a mais de levantamento das válvulas, aumento da taxa de compressão em 1 ponto, coletor de escape dimensionado e remapeamento de injeção e ignição.

- Turbo com intercooler a 0,5 kg/cm², mantendo a taxa e o comando originais, mas também remapeando a injeção.

Observe o desempenho a ser esperado destas preparações:

  Original Aspirado Turbo
Potência máxima 73 cv 85 cv 114 cv
Rotação de potência máxima 5750 rpm 6150 rpm 5750 rpm
Velocidade máxima 166 km/h 174 km/h 192 km/h
Rotação à velocidade máxima 5075 rpm 5320 rpm 5880 rpm
Aceleração de 0 a 100 km/h 14,1 s 12,2 s 9,1 s
Torque máximo 13,3 mkgf 13,6 mkgf 20,7 mkgf
Rotação de torque máximo 3000 rpm 3200 rpm 3000 rpm
Alteração recomendada na relação de transmissão - 13,8 %
mais curto
2,3 %
mais longo
Aumento recomendado na injeção de combustível - - 41,7 %
Aceleração longitudinal no interior do veículo 0,44 g 0,51 g 0,68 g
A margem de erro é de 5% (para cima ou para baixo), considerando-se instalação bem-feita. Calculamos a aceleração de 0 a 100 km/h e a aceleração longitudinal máxima (sentida no interior do automóvel) a partir da eficiência de transmissão de potência ao solo do carro original. Para atingir os resultados estimados pode ser necessária a recalibragem da suspensão, reforços no monobloco e/ou o emprego de pneus mais largos. A velocidade máxima estimada só será atingida com o ajuste recomendado da relação final de transmissão. Os resultados de velocidade são para velocidade real, sem considerar eventual erro do velocímetro. A rotação à velocidade máxima é calculada considerando a relação atual de transmissão.
Algoritmo de simulação de preparação de motores desenvolvido pelo consultor
Iran Cartaxo, de Brasília, DF.


Observe que a instalação de turbo, além de não comprometer o torque ou levar o motor a rotações mais altas, dará ao CS desempenho similar ao do agressivo Uno Turbo i.e. de fábrica. Com os devidos acertos em suspensão, freios e pneus, seu pacato Uno pode passar a encarar esportivos de renome em subidas de serra!



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