Consultório de Preparação


por Alexandre Makoto


Mille: carburação Weber e outros venenos


Gostaria que vocês me dessem as opções para modificar meu Uno Mille 91 carburado com Weber 250, dando a relação e progressões, com apenas troca de carburador e com turbo.

Carlos Henrique Valentim
cvalenti@uol.com.br



A preparação do motor do Mille é bastante fácil hoje em dia, devido ao grande desenvolvimento de receitas, causado pelas inúmeras procuras por um aumento de desempenho. Três receitas de veneno de custo moderado, com pouco prejuízo ao consumo e à vida útil do motor são as seguintes:

- aspirada leve, com reajuste do carburador e da curva de avanço da ignição, comando com 10° a mais de duração de abertura e 0,5 mm a mais de levantamento das válvulas e aumento de 0,5 ponto na taxa de compressão, que vai melhorar o torque do motor, o consumo e emissões de poluentes;

- aspirada média, com reajuste do carburador e da curva de avanço da ignição, comando com 15° a 20º a mais de duração de abertura e 0,8 a 1,2 mm a mais de levantamento das válvulas, além de coletor de escapamento dimensionado e aumento de 0,5 ponto na taxa de compressão -- procedimento que compensará eventual perda de torque causada pelo comando mais esportivo aliado ao coletor dimensionado;

- turbo: considerada a melhor opção para o aumento de potência em um Mille, pois não reduz o torque do motor e mantém o regime de rotação do motor original. Turbocompressor a 0,4 kg/cm² de pressão de sobrealimentação, sem intercooler, e ajuste no carburador, é uma boa receita. Com um ajuste cuidadoso na curva de avanço da ignição e na mistura, é possível manter a taxa de compressão e o combustível originais. O intercooler custa cerca de R$ 250 e pode ser dispensado para uso em baixas pressões, mas mesmo nestas condições trará ganhos em potência, torque e possibilidade de uma regulagem para menor consumo, além de diminuir o risco de detonação.

Para as três preparações citadas, o ideal é que o avanço final seja fixado no limite antes que ocorra detonação, visando ao melhor aproveitamento da queima da mistura ar-combustível, aliado à regulagem fina da mistura, que deve ser sempre estequiométrica -- na proporção exata de ar e combustível.

Modificações relativas ao carburador não surtirão grande efeito se não forem aliadas a outros tipos de equipamentos, como um comando ou escapamento dimensionado, mas pode-se proceder algumas mudanças e desfrutar de uma melhora no desempenho. Em uma linha de produção dois motores nunca são iguais, sendo que tais modificações contribuem para o aproveitamento de tal tolerância na regulagem e produção dos motores. O uso de venturis maiores permite um maior fluxo de ar, e consequentemente mais mistura admitida nos cilindros, mas atenção: não devem ser usados venturis muito grandes, sob pena de perda de torque em baixa rotação. Esta medida deve ser seguida de reajuste dos diâmetros dos giclês, visando a otimizar a relação estequiométrica da mistura admitida em todos os regimes de rotação. Mistura rica não deve ser utilizada em hipótese alguma, pois implicará grande aumento no consumo e na emissão de poluentes.

Se o carburador utilizado for de corpo duplo, pode ser realizado um pequeno adiantamento na abertura do 2º. estágio, o que no caso de troca de comando de válvulas e/ou uso de coletor de escapamento dimensionado aliviaria a sensação de um carro ágil apenas em altas rotações. A troca por um carburador de maior diâmetro permite alimentar melhor o motor, sobretudo no caso de troca do comando de válvulas por um mais esportivo, o que melhoraria as respostas do motor em toda as faixas de rotação. Em certos casos pode ser utilizado um carburador para motor de maior cilindrada, como por exemplo o do Uno 1.5 R, que é indicado para uso mais esportivo, além de contar com acionamento mecânico do segundo estágio. Dependendo do carburador a ser utilizado, pode ser necessária a troca do coletor de admissão, até mesmo para evitar o estrangulamento na admissão do motor.



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