Consultório de Preparação


por Iran Cartaxo


Remapeamento de injeção e turbo no Mille EP


Desejo trocar o chip da injeção do Mille EP. Onde obtê-lo e qual o custo? É conveniente o uso de um turbo? Qual a pressão indicada para não comprometer a vida útil do motor, que está com 25.000 km? Qual a potência final obtida com estes ajustes?

Reginaldo Neto
reginald@ruralsp.com.br
São Paulo, SP



A colocação de turbocompressor num carro 1.000 é sempre a melhor opção para obter alto desempenho. O turbo não reduz o torque -- que já é baixo neste tipo de motor -- como o veneno aspirado e proporciona elevado ganho em potência, com a vantagem de manter os regimes de rotação do motor original. De quebra, é um veneno de fácil reversão no momento de revender o veículo.

As curvas de potência (as mais altas) e de torque estimadas para o Mille EP original (em azul), com remapeamento de injeção (em verde) e com turbo a 0,6 kg/cm2 (em vermelho)

Clique aqui para ver as curvas de potência e torque ampliadas


O remapeamento não surte efeito considerável em desempenho, mas pode aumentar o torque em baixas rotações e dar um pouco mais de alegria ao motor. Para tanto é importante fazer um remapeamento específico para seu carro: evite comprar chips já remapeados, pois não são capazes de aproveitar as características particulares de seu motor, sua forma de dirigir ou as peculiaridades climáticas da região onde você mais usa o carro.

Como você deseja manter uma longa vida útil do motor, Reginaldo, recomendamos que use uma pressão de turbo não maior que 0,6 kg/cm². Não que pressões maiores comprometam a durabilidade, mas podem levar o motorista a abusar da potência extra -- e é isso que leva à redução da vida útil.

Para satisfazer a sua questão, simulamos os dois casos: remapeamento e turbo com intercooler a 0,6 kg/cm². Confira:

  Mille EP original Injeção remapeada Turbo a 0,6 kg/cm2
Potência máxima 58 cv 62 cv 97 cv
Rotação de potência máxima 6000 rpm 6200 rpm 6000 rpm
Velocidade máxima 152 km/h 156 km/h 180 km/h
Rotação à velocidade máxima 6020 rpm 6200 rpm 7220 rpm
Aceleração de 0 a 100 km/h 17,2 s 16,1 s 10,3 s
Torque máximo 8,2 mkgf 8,8 mkgf 13,7 mkgf
Rotação de torque máximo 3000 rpm 3100 rpm 3000 rpm
Alongamento recomendado na relação de transmissão - 0,9 % 20,4 %
Aumento recomendado na injeção de combustível - - 50,0 %
Aceleração longitudinal no interior do veículo 0,38 g 0,41 g 0,60 g
A margem de erro é de 5% (para cima ou para baixo), considerando-se instalação bem-feita. Calculamos a aceleração de 0 a 100 km/h e a aceleração longitudinal máxima (sentida no interior do automóvel) a partir da eficiência de transmissão de potência ao solo do carro original. Para atingir os resultados estimados pode ser necessária a recalibragem da suspensão, reforços no monobloco e/ou o emprego de pneus mais largos. A velocidade máxima estimada só será atingida com o ajuste recomendado da relação final de transmissão. Os resultados de velocidade são para velocidade real, sem considerar eventual erro do velocímetro. A rotação à velocidade máxima é calculada considerando a relação atual de transmissão.
Algoritmo de simulação de preparação de motores desenvolvido pelo consultor
Iran Cartaxo, de Brasília, DF.


O remapeamento só deixará seu motor mais esperto, mas o turbo é realmente capaz de dar ao Mille EP o desempenho de um carro nada popular.



Volta ao Consultório de Preparação

Volta à página principal


© Copyright 1998/1999 - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados