Best Cars Web Site
Apresentação

Renovação francesa

Clique para ampliar a imagem

Surge a terceira geração do Renault Clio, com
avanços em estilo, espaço interno e segurança

Texto: Fabrício Samahá - Fotos: divulgação

Depois de sete anos e 4,5 milhões de unidades vendidas (cerca de 500 mil a mais que a geração anterior, de 1990), o Renault Clio que conhecemos aqui, de segunda geração, ganha um sucessor. A Renault apresentou hoje (16) o Clio III, que chega ao mercado europeu em outubro. O modelo antigo, contudo, permanecerá à venda até o ano que vem como opção mais barata.

Os franceses acertaram na definição de linhas do novo Clio, que se integra bem ao atual padrão visual da marca sem apelar para soluções de gosto duvidoso, como o vidro traseiro do Mégane hatch. No entanto, não se pode dizer que ele tenha forte personalidade como seu antecessor: alguns ângulos, sobretudo da metade traseira, lembram o Peugeot 307, o novo Astra europeu e até o antigo Fiat Bravo três-portas.

Um pouco maior, com 3,99 metros de comprimento, a terceira geração baseia-se na plataforma já em uso no monovolume Modus. A Renault anuncia um bom ganho de espaço interno, com "uma sensação de amplidão nunca vista na categoria", e nível de ruídos e vibrações dos mais baixos. No interior, de aspecto moderno mas que não deixa de lembrar o do modelo antigo, há inovações no segmento, como o sistema de acesso e partida sem chave (usa-se um cartão que pode ser mantido no bolso ao abrir a porta).

Seis motores serão oferecidos na fase inicial: três a gasolina (1,2 16V de 75 cv, 1,4 16V de 98 cv e 1,6 16V de 113 cv) e três a diesel (68, 86 e 106 cv, todos de 1,5 litro). A versão de 106 cv terá câmbio manual de seis marchas e, como opcional, algumas virão com o manual automatizado Quick-Shift, agora dotado de pás junto ao volante para as mudanças de marcha. Em segurança, serão itens de série os freios antitravamento (ABS) de oitava geração e a assistência adicional em emergências, com opção pelos controles de estabilidade e tração, faróis de xenônio (em ambos os fachos) com efeito autodirecional e até oito bolsas infláveis.

E, se as versões "picantes" demoram um pouco mais (segundo semestre de 2006), algumas imagens (abaixo) já começaram a circular pela internet, antes mesmo que a Renault as divulgasse. Com o tempero esportivo o novo Clio ficou ainda mais atraente.

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

O estilo não tem a mesma personalidade do anterior, mas agrada e segue as tendências da marca; o interior evoluiu em espaço, segurança e conveniência; abaixo, fotos da futura versão esportiva que começaram a circular esta semana na internet

Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem

Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail

Data de publicação: 16/6/05

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade