Publicidade__________________________________________________________________________________________



pronto-socorro  
A psicóloga Rosely Sayão esclarece nesta seção dúvidas de adolescentes sobre sexo.
"Olá, Rosely! Sei que você deve receber muitos pedidos de ajuda mas, por favor, não coloque de lado este meu. É que ando muito angustiado, não consigo nem dormir direito. Tenho 18 anos e namoro uma gata de 19; eu a amo demais e estou cheio de dúvidas. Ela me confessou que dois meses antes de me conhecer estava na pior, acabou indo a uma balada e transou com dois desconhecidos, sem camisinha. Nem sabe quem são eles! Ela disse que fez teste e deu negativo, mas meu amigo me alertou que não é simples assim, pois ela pode estar contaminada sem saber. É verdade? Meu amigo disse que tenho que esperar muito tempo pra saber se ela está saudável. O que posso fazer com ela em sexo, sem me arriscar? Estou muito deprimido porque a amo demais... Me ajude, por favor!!!"
Resposta da psicóloga Rosely Sayão:

Amor de vez em quando dói, não é mesmo? Mas dá para superar esse sofrimento e desfrutar da alegria também, fique tranqüilo. :)

Vamos lá: a garota pela qual você se apaixonou teve uns dias de terror na vida dela. Todo mundo tem. Pena que, em vez de ela parar para pensar no que estava acontecendo, saiu agindo. E geralmente quem faz isso comete besteira mesmo. Foi o que aconteceu com ela.

Mas pelo jeito ela aprendeu a lição pois, muito responsável, contou pra você o que se passou. Ponto pra ela, sinal que a experiência serviu para mais do que provocar sofrimento: serviu também para amadurecer. Tomara que ela tenha aprendido a lição de se cuidar bem melhor de agora em diante!

Pergunte a ela quanto tempo depois da situação arriscada em que ela se meteu foi feito o teste. Para o resultado negativo para HIV ser válido, ela deve ter esperado pelo menos três meses, que é o tempo mínimo que se deve esperar para um resultado confiável.

De qualquer modo, não transe sem camisinha e não faça sexo oral sem proteção. E, à medida que vocês dois forem ficando mais íntimos, não só nas carícias sexuais, mas no relacionamento, pode ser legal ela refazer o teste. Nem que seja só para ela ficar mais tranqüila e deixar você mais tranqüilo também.

E conversem muito sobre tudo, inclusive sobre o que essa experiência significou para ela e significa para vocês. Namoro é isso: duas pessoas compartilharem um caminho, uma aprendizagem sobre si mesmo, sobre o outro, e sobre a vida. :)

Namorar tem muitos outros tipos de prazeres, além do sexual, ok?

23/02/01

Anteriores:
(22/02/2001) "Várias vezes transamos no meu período fértil e nunca fiquei grávidavárias vezes transamos no meu período fértil e nunca fiquei grávida"
(21/02/2001) "Quando minha namorada toma pílula, fica com gases, vomita e tem enjôo"
(20/02/2001) "Em cada lado da cabeça do meu pênis tem uma bolinha"

Veja o índice completo do Pronto-Socorro!


Envie este texto por e-mail
para outros assinantes do UOL
home | sexo cabeça | sexo explícito | pronto-socorro