Publicidade__________________________________________________________________________________________



pronto-socorro  
A psicóloga Rosely Sayão esclarece nesta seção dúvidas de adolescentes sobre sexo.
"Olá Rosely. Tenho 19 anos, namoro há 6 meses e tenho relações com meu namorado. Quando começamos, fui ao médico e comecei a tomar anticoncepcional. Ele usa camisinha em quase todas as nossas relações, mas em duas ocasiões ele ejaculou dentro da minha vagina. Em uma das vezes eu estava menstruada (risco quase zero, correto?) e na outra estava no meu período fértil, por isso achamos que seria melhor eu tomar a pílula do dia seguinte. Tomei cerca de 15 horas após a relação. Minha dúvida é: mesmo tomando regularmente o meu anticoncepcional, sempre no mesmo horário, há risco de engravidar se ele ejacular dentro de mim, estando eu ou não no meu período fértil? Agi certo tomando a pílula do dia seguinte ou foi uma atitude exagerada e precipitada? Um grande abraço carinhoso."
Resposta da psicóloga Rosely Sayão:

Sua pergunta é ótima, pois assim dá para esclarecer como funciona a pílula contraceptiva. Sabia que muitas mulheres usam a pílula e nem imaginam como é que ela age para evitar a gravidez?

Bem, a pílula é feita de hormônios sintéticos que interferem no equilíbrio hormonal do organismo, e isso faz com que a ovulação não ocorra.

Portanto, querida, a mulher que toma pílulas não tem período fértil! Assim, não há como você concluir que transou sem camisinha justamente quando estava no período arriscado para engravidar.

E a pílula do dia seguinte, como funciona? Seguinte: caso a mulher tenha tido uma relação no período fértil e o óvulo tenha sido fecundado, a dosagem de hormônios da pílula do dia seguinte impede, com eficácia de 98%, que o óvulo fecundado se fixe nas paredes do útero, o que é vital para que a gravidez se desenvolva.

Se você toma seu contraceptivo hormonal direitinho, com orientação médica, e não se esquece de tomar nenhum dia, é exagerado tomar pílula do dia seguinte. Desse jeito você pode provocar algum dano ao seu organismo ingerindo tanto hormônio assim!

Sabe o que você deveria fazer? Conversar novamente com seu médico e pedir para ele explicar qual o tipo de pílula você toma, como ela funciona para evitar a gravidez, em que situações você deve se preocupar com o risco de gravidez, e o que fazer então. Assim você vai saber bem melhor como cuidar de sua saúde, ok?

Mas converse com seu namorado sobre o fato de ele não usar camisinha algumas vezes. Isso requer uma responsabilidade muito grande, tanto de sua parte quanto da dele. Não é só a gravidez indesejada que pode ser um problema para quem transa, lembra-se disso?

Um beijo carinhoso pra você também!

23/01/01

Anteriores:
(22/01/2001) "Transei com o meu namorado, sem camisinha, e acho que estou grávida"
(19/01/2001) "Será que estou errado ou sexo é crime?"
(18/01/2001) "Minha namorada foi estuprada e eu quero saber como tratar esse assunto"

Veja o índice completo do Pronto-Socorro!


Envie este texto por e-mail
para outros assinantes do UOL
volta para a home do UOLTeen Sexo