Publicidade__________________________________________________________________________________________



pronto-socorro  
A psicóloga Rosely Sayão esclarece nesta seção dúvidas de adolescentes sobre sexo.
"Olá Rosely, esta é a quarta vez que escrevo e estou com uma dúvida cruel, quer dizer, um problema... Minha namorada toma anticoncepcional e fica com enjôo; várias vezes ela vomita e passa mal o dia inteiro. Ela seguiu corretamente a bula: come sempre antes de tomar e nunca muda os horários. Algumas vezes ela toma e se sente normal. Ela também está com muitos gases e, quando abro a vagina dela, saem vários e ela fala que alivia as dores. Sempre depois que transamos ela fica com gases; ela deveria ir ao ginecologista? Só que temos um probleminha: a MÃE dela acha que ela não precisa ir ao ginecologista, que está tudo bem com ela; estou pensando em ir com ela sem a mãe dela saber!! O que fazemos? Estamos muito preocupados!"
Resposta da psicóloga Rosely Sayão:

Sabe, o mais fácil de tudo seria eu dizer logo pra você que sua namorada não pode tomar pílulas sem orientação médica pois isso prejudica a saúde dela; aliás, pelas reações dela já está prejudicando, certo?

Seguindo por essa linha, eu também faria um outro alerta: que quando ela toma pílulas e vomita, ela corre o risco de engravidar pois a pílula é expelida do organismo. Viu só quantos riscos? Mas eu duvido que vocês já não saibam disso...

Eu também poderia apenas informar a vocês que a vagina não produz gases. O acúmulo de ar dentro da vagina é provocado pela penetração do pênis, e um movimento dele pode liberar esse ar de uma vez só dando a impressão, principalmente pelo ruído que provoca, que saem gases de lá de dentro. Mas será que vocês já não aprenderam isso também?

Finalmente eu diria que é preciso, sim, ir ao ginecologista, mesmo se a mãe dela acha que tudo está bem. É que provavelmente a mãe de sua namorada nem desconfia que ela já tome pílulas contraceptivas, muito menos que já tenha vida sexual ativa.

Acontece que o problema de vocês é bem maior do que falta de informação: é falta de maturidade para encarar a vida sexual de forma responsável, adulta. Vocês não praticam o sexo para ter prazer como gente grande? Então precisariam também encarar a responsabilidade que isso acarreta.

Não, não entenda isto apenas como uma bronca. É provocação. Tenho certeza que vocês podem encarar tudo isso de outra forma, de modo a que o sexo traga prazer, e não muita preocupação! Eu acredito que vocês podem fazer diferente. Mas falta vocês acreditarem nisso também. E praticarem, lógico.

21/02/01

Anteriores:
(20/02/2001) "Em cada lado da cabeça do meu pênis tem uma bolinha"
(19/02/2001) "Ainda não fui ao ginecologista por vergonha"
(16/02/2001) "Fiquei bêbada e transei com um amigão. Será que ele pensa que sou uma qualquer?"

Veja o índice completo do Pronto-Socorro!


Envie este texto por e-mail
para outros assinantes do UOL
volta para a home do UOLTeen Sexo