Publicidade__________________________________________________________________________________________



pronto-socorro  
A psicóloga Rosely Sayão esclarece nesta seção dúvidas de adolescentes sobre sexo.
"Querida Rosely: tenho 14 anos, aos 12 sofri abuso sexual mas só consegui contar isso à minha família 5 meses depois, e então abrimos um processo na Justiça. Eu era praticamente uma criança que não sabia nem o que era masturbação. Estou muito confuso pois, às vezes, imagino estar transando com outras pessoas, algumas até da minha família, (a pessoa que me fez isso não é da minha família) e eu NÃO GOSTO DESSAS CENAS; será que isso é conseqüência do abuso, ou eu tenho algum problema? Por favor me ajude pois estou MUITO confuso. Beijos!"
Resposta da psicóloga Rosely Sayão:

Beijos pra você também, garoto corajoso! Realmente foi preciso muita coragem de sua parte pra conseguir falar com sua família a respeito do que aconteceu. E eles fizeram muito bem em abrir esse processo na Justiça; você sabe disso, não sabe?

Afinal quem faz esse tipo de coisa é um criminoso, pois não soube respeitar as regras de convivência social e, por isso, a Justiça precisa penalizar corretamente a pessoa que comete esse abuso contra crianças ou adolescentes. Parabéns a você e à sua família pela conduta que tomaram. Só assim esse tipo de crime pode diminuir.

Sabia que muitos garotos e garotas de sua idade, ou mais novos, passam por isso? E muitos deles em silêncio, por não terem a coragem que você teve, por acharem que a culpa do que acontece é deles, pelo fato de até sentirem uma coisa gostosa quando acontece, por exemplo. Mas mesmo assim só tem um único culpado nessa história: o adulto que comete o abuso.

Bem, essas imagens que passam pela sua cabeça são apenas fantasias. Você não tem nenhum problema não, pode ficar tranqüilo. Muitos adolescentes de sua idade sonham com isso, mas logo que acordam já se esquecem do que sonharam; e muitos pensam também. Mas como não passaram pela situação sexual que você passou, logo se livram do pensamento.

Talvez seja legal você conversar com um psicólogo para poder falar de todas essas dúvidas que ficaram na sua cabeça e que dizem respeito ao que aconteceu, pelo menos na sua avaliação. Vai ser muito mais fácil você, contando com esse tipo de ajuda, superar o fato.

19/03/01

Anteriores:
(16/03/2001) "Quero saber se faz mal uma garota de 13 anos transar"
(13/03/2001) "Depois da menstruação, sai da minha vagina um líquido bem espesso e meio branco"
(12/03/2001) "De uns dias pra cá, um amigo começou a passar a mão em mim"

Veja o índice completo do Pronto-Socorro!


Envie este texto por e-mail
para outros assinantes do UOL
volta para a home do UOLTeen Sexo