Publicidade__________________________________________________________________________________________



pronto-socorro  
A psicóloga Rosely Sayão esclarece nesta seção dúvidas de adolescentes sobre sexo.
"Oi Rosely, preciso muito de sua ajuda para me encorajar a ir ao ginecologista. Ainda não fui por vergonha e por não querer que minha mãe descubra, em hipótese alguma. Agora não tenho como evitar pois quero ver se está tudo bem (não sou mais virgem) e quero começar a tomar anticoncepcional. Gostaria de saber se há um exame de toque e como será a consulta. Gostaria que meu namorado me acompanhasse, isso é recomendável?"
Resposta da psicóloga Rosely Sayão:

Sabe, quando os filhos são pequenos, os pais, geralmente a mãe, precisam tomar vários cuidados com a saúde deles: levar ao médico regularmente, tomar vacina, dar remédio quando a criança está doente, por exemplo. E nem sempre essas coisas são agradáveis.

Como convencer uma criança pequena que tomar injeção é bom, que levar picada não dói? Não tem como! Mas é preciso... por isso os pais levam e agüentam firme, mesmo quando o filho derrama aquelas lágrimas sentidas que só vendo!

Pois agora você está na situação que sua mãe estava quando você era pequena: precisa se convencer de que precisa passar por isso, mesmo sendo desagradável. Crescer é um pouco isso: você se tornar sua própria mãe, seu próprio pai, e fazer o que é preciso. Mesmo custando :)

Não vou dizer a você que a mulher se sente absolutamente à vontade na consulta com o ginecologista, principalmente na hora do exame de toque. Sim, esse exame é feito pois o médico precisa ter uma visão das paredes de sua vagina e do colo do útero.

E precisa, também, retirar material para fazer o Papanicolau, um exame de laboratório para prevenção de câncer de colo de útero que a mulher deve fazer pelo menos uma vez ao ano.

Mas se ele achar que você está tensa demais por ser a primeira consulta, pode adiar o exame. Isso depende muito do relacionamento que você estabelecer com o médico ou médica.

Primeiro ele vai conversar com você e fazer um histórico de sua saúde; depois vai fazer um exame clínico geral: medir pressão, pesar, verificar altura, examinar os seios, o abdômen. Depois disso tudo é que faz o toque ginecológico.

Se você se sente confortável levando o seu namorado, faça isso, sim. Ele também pode perguntar tudo o que quiser ao médico e, na hora do exame físico, não vai ficar presente.

Você já sabe que precisa fazer. Agora é se encher de coragem, e enfrentar. Vamos lá, é para o seu bem! :)

Beijos

19/02/01

Anteriores:
(16/02/2001) "Fiquei bêbada e transei com um amigão. Será que ele pensa que sou uma qualquer?"
(15/02/2001) "Se tomar bomba aumenta o clitóris, isso não facilitaria o orgasmo feminino?"
(14/02/2001) "Se meu namorado passar a mão nos meus seios, vai nascer um cisto no meu olho?"

Veja o índice completo do Pronto-Socorro!


Envie este texto por e-mail
para outros assinantes do UOL
volta para a home do UOLTeen Sexo