Publicidade__________________________________________________________________________________________



pronto-socorro  
A psicóloga Rosely Sayão esclarece nesta seção dúvidas de adolescentes sobre sexo.
"Olá Rosely, tenho 20 anos. É incrível como algumas pessoas tratam de sexo como sendo algo errado ou um crime! Minha namorada, por exemplo, vive falando que tem dúvida se quer ou não transar, sempre achando que pode ser ruim, quando pode ser maravilhoso, pois nos amamos. Até mesmo você Rosely, nunca em seu pronto-socorro -que eu me lembre-, aconselhou duas pessoas que se amam e que estejam indecisas, a transar: sempre os aconselha a não fazer, pois podem se arrepender. Será que estou errado ou sexo é crime? Até mais e beijos."
Resposta da psicóloga Rosely Sayão:

Claro, claro que sexo não é crime nem algo errado! Mas, infelizmente, muita gente sofre grandes dificuldades na vida sexual justamente pelo fato de associar o sexo a idéias negativas como essas. Aí você já sabe: em vez de o sexo dar prazer, acaba castigando a pessoa com muito sofrimento, pois quem comete algum crime ou faz alguma coisa errada, tem que pagar. Esse conceito todo mundo aprende desde criança, não é?

O sexo pode ser uma prática muito gostosa, prazerosa, divertida. Desde que a pessoa pratique o sexo com convicção, desde que ela tenha a certeza de que não está fazendo nada errado, desde que ela tenha maturidade para tanto. E é aí que a coisa pode pegar para sua namorada.

Você não pode se esquecer que a mulher é educada de forma muito diferente do que o homem em muitas coisas, inclusive na maneira de encarar o sexo. Ainda hoje muitas mulheres associam o sexo ao casamento. Não é fácil se livrar dessa herança tão antiga!

Por isso é que muitas garotas, que já nasceram em uma época mais moderna, de maior liberdade de opção para a mulher, ainda sofrem com isso mesmo sem perceber, mesmo sem se dar conta.

Quando eu digo, aqui no nosso papo sobre sexo, que duas pessoas poderiam esperar um pouco mais para praticar o sexo, para não se arrepender depois, é justamente porque não percebo, nas palavras delas, essa convicção e maturidade para decidir transar, pré-requisito para que o sexo possa ser maravilhoso. Sexo inconseqüente nunca leva ao prazer, sabia?

Sabe o que pode ajudar sua namorada a se convencer de que sexo pode ser legal? Ela ter um bom relacionamento com você, ela amadurecer, ela saber que tem a opção de decidir por ela mesma, e não apenas por pressão de sua parte. :)

Conversar sobre o que cada um de vocês pensa sobre o sexo, imaginar o que pode acontecer depois, caso um dia o namoro de vocês termine, por exemplo, pode ser importante para que vocês tenham confiança o suficiente para transar. Ou não. :)

Não é porque o sexo não é crime que é obrigatório transar, concorda?

Beijos pra você também!

19/01/01

Anteriores:
(18/01/2001) "Minha namorada foi estuprada e eu quero saber como tratar esse assunto"
(17/01/2001) "Meu namorado quer transar, e eu também, mas estou insegura"
(16/01/2001) "Alguns amigos começaram a me rotular e a perguntar se sou homossexual"

Veja o índice completo do Pronto-Socorro!


Envie este texto por e-mail
para outros assinantes do UOL
volta para a home do UOLTeen Sexo