Publicidade__________________________________________________________________________________________



pronto-socorro  
A psicóloga Rosely Sayão esclarece nesta seção dúvidas de adolescentes sobre sexo.
"Gente, estou com um problemão!!! Meu namorado quer transar, e eu também, mas estou insegura... Tenho medo de dar errado! De a camisinha furar e eu engravidar, por exemplo! Acho que não estou pronta. Nós nos amamos tanto... dá até tristeza não compartilhar isso com ele. Somos jovens, ambos com 16 anos, virgens, e temos muita vontade. Mas estou cheia de insegurança quanto à gravidez... Por favor, ajude-nos."
Resposta da psicóloga Rosely Sayão:

Por enquanto você não tem problemão algum! :) Você tem é um conflito que precisa ser bem avaliado para que você chegue a uma boa conclusão sobre o que fazer.

Conflito é assim mesmo: você tem muitas razões para fazer uma coisa que quer muito, e outras tantas para não fazer, mesmo querendo tanto.

E enquanto você não sai dessa encruzilhada, fica aquela coisa martelando na sua cabeça, atrapalhando quase toda sua vida. Então vamos pensar nos prós e nos contras para que você possa tomar a decisão certa na sua vida, ok?

Bem, a primeira coisa que vou fazer é chamar sua atenção para uma frase da sua mensagem: "acho que não estou pronta". Aí está: essa é uma razão muito forte que você deve considerar, e muito, antes de tomar a sua decisão.

Se você acha que não está pronta ainda, tem grande chance de você se arrepender depois, caso resolva transar. E sabe de uma coisa?

Transar é uma decisão que não tem retorno: depois de feito, está feito. Tem coisa que você pode decidir por um caminho e, mais tarde, mudar de idéia. Essa não pode.

Outra coisa que você deve pensar é sobre esse medo da gravidez. Quem decide começar a vida sexual e tem maturidade para isso, sabe de duas coisas: que é preciso usar um bom método contraceptivo e que, mesmo assim, corre um certo risco.

Sim, nenhum método oferece garantia de 100%! Por isso, para praticar o sexo é preciso ser capaz de arcar com as conseqüências que possam vir depois.

Eu sei que você e seu namorado devem estar com o maior tesão, na maior vontade de compartilhar essa intimidade tão grande que é transar. Mas, considerando o momento atual, não será mais sensato vocês agüentarem firme mais um pouco?

Afinal, vocês são jovens! :)

Beijos!

17/01/01

Anteriores:
(16/01/2001) "Alguns amigos começaram a me rotular e a perguntar se sou homossexual"
(15/01/2001) "Meu corpo pediu, mas na hora H a cabeça agiu"
(12/01/2001) "Como bom idiota, não me lembrei do preservativo e agora estou encanado"

Veja o índice completo do Pronto-Socorro!


Envie este texto por e-mail
para outros assinantes do UOL
volta para a home do UOLTeen Sexo