Publicidade__________________________________________________________________________________________



pronto-socorro  
A psicóloga Rosely Sayão esclarece nesta seção dúvidas de adolescentes sobre sexo.
"Olá, preciso muito da sua ajuda. Gosto muito de um garoto e a gente sempre fica, só que ele sempre se empolga e passa dos limites. Nunca transei com ele, mas ele sempre fala que eu tenho que largar de ser boba, que sexo é bom. Sempre tive a cabeça mais desenvolvida, por isso tenho a impressão de que estou preparada, mas não sei o que ele sente por mim. Se eu pudesse saber o que ele sente, saberia o que fazer. Acontece que tenho 13 anos e quero saber se faz mal para uma garota dessa idade transar. Eu sei que estou parecendo uma criança falando assim, mas é que eu o amo demais! Me ajude o mais rápido possível, por favor. Obrigada"
Resposta da psicóloga Rosely Sayão:

Sim, sim, vou ajudar correndo antes que seja tarde! :o) Mas vou ajudar você a pensar na situação, já que sua cabeça é bem desenvolvida, como diz você. Vamos lá.

Em primeiro lugar, mesmo você sendo mais madura para a sua idade, você continua tendo 13 anos. E é por isso que aparecem dúvidas muito naturais na sua idade, e pra falar a verdade, em qualquer outra idade também.

Só que uma pessoa mais madura, tanto de cabeça quanto de idade, consegue resolver essas dúvidas com um pouco mais de facilidade.

É o caso, por exemplo, de você não saber o que ele sente por você. E mais: você acha que, se soubesse, seria mais fácil tomar sua decisão. Sabe o que significa isso? Que você corre o risco de tomar uma decisão por ele, e não por você.

Percebe que, mesmo gostando dele, você não está tão a fim assim de sexo genital? Uns amassos, vá lá, mas se você mesma diz que ele passa dos limites, é porque não concorda com algumas coisas que ele faz mas, mesmo assim, deixa ele fazer...

Isso é coisa de quem tem 13 anos ainda, sabia? E é natural nessa idade. Por isso é que seria melhor você esperar um pouco mais para tomar sua decisão a respeito de transar.

Mas não porque essa é a MINHA opinião, mas porque é a SUA! Só que você não percebeu pelo fato de gostar tanto assim dele. E olha, vou dizer uma coisa: na sua idade você pode um dia amar demais um garoto, e uma semana depois, ou um mês, conhecer e amar um outro com a mesma intensidade, ou até mais.

Pois é justamente nessa idade que as garotas e garotos começam a aprender o que significa gostar de alguém da mesma idade, e conhecem muita gente também :o)

Você mesma disse que parece criança falando assim. Mas é assim mesmo que a coisa funciona: adolescente tem dias que pensa e age como adulto, e tem dias que pensa e age como criança. Depois que seus dias de criança diminuírem bem mais, você toma essa decisão, combinado?

Beijos!!!

16/03/01

Anteriores:
(13/03/2001) "Depois da menstruação, sai da minha vagina um líquido bem espesso e meio branco"
(12/03/2001) "De uns dias pra cá, um amigo começou a passar a mão em mim"
(08/03/2001) "Tenho 18 anos, sou jogador de futebol e procuro a mulher ideal"

Veja o índice completo do Pronto-Socorro!


Envie este texto por e-mail
para outros assinantes do UOL
volta para a home do UOLTeen Sexo