Publicidade__________________________________________________________________________________________



pronto-socorro  
A psicóloga Rosely Sayão esclarece nesta seção dúvidas de adolescentes sobre sexo.
"Tenho 19 anos e estou com uma dúvida cruel. Fiquei com um amigão meu de novo e, apesar de achar que não deveria por estar bêbada, transei com ele. Tomamos todas as precauções possíveis: eu tomo pílula e ele sou camisinha. O sexo foi bom mas não me sinto muito bem agora por nunca ter transado com outro cara sem ser o meu ex-namorado. Ele foi super meigo e carinhoso, mas acho que ele está pensando que eu sou uma garota qualquer. Gostaria de saber como mostrar pra ele que eu valho a pena sem dizer explicitamente que eu gosto muito dele. Devo ficar quieta ou falar alguma coisa? Se possível me ajude, e um grande beijo!"
Resposta da psicóloga Rosely Sayão:

"Amigos são amigos, sexo à parte". Essa foi a conclusão a que chegou uma garota de pouco mais de 19 anos depois que ela teve uma experiência parecida com a sua. E se você pensar bem tem muito sentido isso, não é?

Amor de amigo é bem diferente de amor de namorado, caso, seja o que for. Amor de amigo não tem tesão no meio. E, quando tem e se expressa, complica.

No seu caso tem essa complicação e muitas outras também. A primeira: sexo não combina com bebida alcoólica nem com drogas. Quando você fica alterada, decide fazer coisas que mais tarde se arrepende, não se cuida como deveria, não se lembra do que aconteceu depois, é um pesadelo. Então não entre nessa fria novamente, ok?

Outra complicação é esse preconceito seu a respeito do que ele pode pensar sobre o que você fez.

Cara, quando alguém faz alguma coisa precisa arcar com as conseqüências da decisão que tomou, por isso mesmo é que é preciso pensar bem e avaliar ANTES de fazer. Senão, dá nisso: arrependimento e culpa. Não é bem melhor quando você faz as coisas para que, depois do sexo, tenha boas lembranças e recordações do que essas dúvidas?

Pra falar bem a verdade, se ele é mesmo seu amigo não vai pensar nada disso sobre você. Mas se você quer deixar a situação esclarecida, converse com ele e diga que vocês se equivocaram, conte sua opinião a respeito da vida sexual, e pronto.

Se mesmo assim ele pensar o que você receia, não dá para fazer nada: ninguém comanda o pensamento de ninguém, certo? :)

Um super beijo!

Anteriores:
(15/02/2001) "Se tomar bomba aumenta o clitóris, isso não facilitaria o orgasmo feminino?"
(14/02/2001) "Se meu namorado passar a mão nos meus seios, vai nascer um cisto no meu olho?"
(13/02/2001) "Ela está decidida a fazer amor comigo só daqui a um ano"

Veja o índice completo do Pronto-Socorro!


Envie este texto por e-mail
para outros assinantes do UOL
volta para a home do UOLTeen Sexo